TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bitcoin em rede p2p

Por:   •  10/8/2016  •  Abstract  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Bitcoin

Bitcoin é uma rede com software de protocolo aberto, onde não há qualquer forma de entidade central, sustentado por uma rede peer-to-peer em que cada nó é cliente e servidor ao mesmo tempo. Não há um servidor central nem qualquer entidade controlando a rede. No protocolo da Bitcoin, os nós da rede é quem validam a geração de moedas, transações e confirmações.

Bitcoin como sistema complexo

A Bitcoin pode ser caracterizado como uma rede complexa formada por inúmeros nós de uma rede peer-to-peer de computadores num software de código-fonte aberto.

A rede não possui nenhuma autoridade centralizadora e cada nó é ao mesmo tempo cliente e servidor, portanto, as certificações de transações não dependem de entidades centralizadoras e sim dos bancos de dados que estão distribuídos em cada nó da rede, utilizando um protocolo com criptografia.

Como rede complexa, cada nó é único, apesar de serem interconectados. Assim, no Bitcoin não pode-se analisar os nós independentemente e sim o comportamento coletivo da rede complexa como um todo. Já que a rede é formada por blocos encadeados uns nos outros, que carregam todas as informações, incluindo todas as transações já realizadas e todas as informações referentes ao processo.

Vemos na Bitcoin características individuais dos nós e característica das relações dos nós. Os sistemas complexos apresentam muitas propriedades que podem ser vistas no Bitcoin. Dentre algumas estão:

  • Emergência: todos os nós interagem de maneira aparentemente aleatória, nas transições e nas minerações. Como exemplo, na mineração cada minerador roda um algoritmo e, aleatoriamente, um mineiro encontra um bitcoin a ser minerado (que, em muitos casos, é um  mineiro com maior capacidade computacional).
  •  Co-evolução: os sistemas complexos existem dentro de um ambiente e pertencem a ele. Se o ambiente muda, o sistema muda a procura do melhor ajuste. E, quando o sistema muda, muda o ambiente num processo constante e aleatório. O Bitcoin está inserido na internet, e criou-se uma economia digital com variações próprias que está constante mudança.
  • Variedades: quanto maior o número de nós do Bitcoin, mais robusta se tornará a rede.
  • Conectividade: todos os usuários do Bitcoins controlam o protocolo que é aberto. Qualquer interação só será aprovada se houver um consenso geral de todos os envolvidos na rede e isso garante a confiabilidade do sistema. No geral, as interações são mais importantes do que os próprios agentes.
  • Regras Simples: Sistemas complexos como o Bitcoin são regidos por regras simples. Os efeitos da rede podem ser complexos, porém o protocolo do sistema são bastante simples.
  • Auto-organização: a Bitcoin foi desenvolvida para não haver hierarquia de comando no sistema sendo totalmente descentralizada, ou seja, não existe um servidor ou entidade que regule a rede e todas as atividades, como geração de moedas, transações e confirmações, são controladas pela rede P2P dos nós participantes que mantem a rede ativa e funcionando processando informação.

Bitcoin como rede peer-to-peer

Peer-to-peer (que significa par-a-par) é uma rede de computadores em que há a descentralização da rede e todos os nós tem função de cliente e servidor simultaneamente.

A rede Bitcoin pode ser caracterizada como peer-to-peer devido a sua estrutura onde todos os nós conectados realizam funções de servidor e de cliente ao mesmo tempo e não há hierarquia na rede, todos colaboram para seu funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com