TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINERAÇÃO DE BITCOIN UTILIZANDO DISPOSITIVOS CONECTADOS PELA REDE WIFI

Por:   •  6/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

AIRTON SENA FERNANDES

MINERAÇÃO DE BITCOIN UTILIZANDO DESPOSITIVOS CONECTADOS PELA REDE WIFI

Irecê

2018


AIRTON SENA FERNANDES

MINERAÇÃO DE BITCOIN UTILIZANDO DESPOSITIVOS CONECTADOS PELA REDE WIFI

Projeto de Pesquisa solicitado pela Prof.ª Dr.ª Cynara Gomes Barbosa como avaliação parcial a disciplina de Metodologia da pesquisa cientifica, referente ao curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Irecê

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................

4

  1. OBJETIVOS...........................................................................................

5

           2.1. OBJETIVO GERAL.........................................................................

5

2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS...........................................................

5

  1. JUSTIFICATIVA.....................................................................................

5

  1. REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................

6

4.1. REDE Wi-Fi.....................................................................................

6

4.2. COFFEEMINER...............................................................................

6

4.3. BITCOIN..........................................................................................

7

  1. METODOLOGIA.....................................................................................

8

  1. CRONOGRAMA.....................................................................................

8

  1. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................

9


  1. Introdução

A tecnologia tem avançado de tal maneira que possibilita a criação e/ou substituição de diversos produtos e serviços, e com a busca por um serviço confiável para gerir as finanças da população foi criado modelos de câmbios pelos próprios estados, porém, segundo Araújo e Silva (2017), crises são geradas por sistemas de reserva bancária fracionária e pela utilização indevida da moeda fiduciária por bancos centrais resultam em depressão e aumento da inflação.

Tal fato tem acarretado na busca por moedas de troca mais confiáveis, resultando na procura e criação de moedas livres. Tendo-se em consideração essa ideia, foi criada o Liberty Dollar que, de acordo com Bernard von NotHaus, criador do Liberty Dollar, queria dar origem a uma moeda totalmente nova à prova de inflação baseada em metais preciosos.

Com o conceito de metais preciosos dando valor a moeda (a moeda tem valor baseado em metais preciosos como prata e ouro), significa que a mesma terá valor fixo e quantidade limitada. Essa é a ideia central das criptomoedas, criar um modelo de moeda livre, sem interação do estado e utilizar a tecnologia atual para não ser necessário um intermediário, como acontece com as moedas atuais que tem como intermediário de operações os bancos. Para isso, utiliza-se o protocolo peer-to-peer que, segundo Kamienski, Souto e Rocha (2005), “são redes virtuais que funcionam na Internet com o objetivo de compartilhar recursos entre os participantes, sendo que por princípio não há diferenciação entre os participantes”.

O Bitcoin “possui a disciplina de um algoritmo matemático não editável, não sujeito a manipulações diretas e respeitando assim os sólidos fundamentos da economia” (ARAÚJO e SILVA, 2017). O Bitcoin, por sua vez, utiliza a mineração[1] feita por pessoas que usam seus dispositivos para realizar cálculos matemáticos complexos e com isso realizar as transações e operações feitas por outros usuários, enquanto a pessoa que minera recebe uma bonificação por isso.

Pode-se utilizar dispositivos diversos, como smartphones, desktops, notebooks entre outros para se minerar Bitcoins, aproveitando apenas o tempo ocioso do sistema, hardware sem utilização pelo usuário, e com a ajuda de redes, como o WiFi pode fazer uso de vários dispositivos para realizar a mineração do Bitcoin.

2. Objetivos:

2.1 Objetivo Geral:

Elaborar um programa de mineração de moedas virtuais via redes sem fio, visando especificamente a rede Wi-Fi de estabelecimentos comerciais, tais como lanchonetes, bares, restaurantes e entre outros.

2.2 Objetivos Específicos:

  • Identificar rentabilidade financeira da Bitcoin;

  • Explanar sobre o funcionamento e uso das redes Wi-Fi;

  • Criar um programa que pede a usuários de redes Wi-Fi de estabelecimentos comerciais que peça sua permissão para utilizar o tempo ocioso do seu aparelho para a mineração de criptomoedas;
  • Estabelecer parcerias com os estabelecimentos.
  1. Justificativa

O mercado de Bitcoin cresceu muito em pouco tempo e a moeda tem potencial para ser a moeda utilizada no futuro e de acordo com Ulrich (2014) do ponto de vista financeiro, pode ser também um excelente investimento. Além de ser um investimento para o futuro a mineração de Bitcoin se bem-sucedida pode gerar muito lucro. Já que, como menciona Souza, “é preciso ter um computador com alto poder processamento” a utilização de aparelhos conectados em redes livres, como redes públicas, redes de bares, lanchonetes e restaurantes para realizar a mineração de Bitcoins pode gerar o poder de processamento necessário para se minerar. Utilizando o princípio de troca de serviços, enquanto o cliente utiliza a rede nós utilizamos o tempo ocioso do seu aparelho para minerar, pode nos proporcionar uma boa margem de lucro se vários aparelhos estiverem conectados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com