TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS, DEFINIÇÃO E APLICABILIDADES DO MODELO OSI : UM MODELO REFERÊNCIA

Por:   •  5/8/2020  •  Artigo  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

CARACTERÍSTICAS, DEFINIÇÃO E APLICABILIDADES DO MODELO OSI : UM

MODELO REFERÊNCIA

Mickael Lelis de Oliveira1;

RESUMO

O frenético desenvolvimento tecnológico evidenciou a necessidade de evoluir os meios de processamento de informações e de interconectar computadores, facilitando o compartilhamento de recursos e dados. A  fim de proporcionar a comunicação entre diferentes hardwares e softwares, foram desenvolvidos modelos para a organização da comunicação de dados. Neste contexto, são descritos ao longo do estudo os conceitos de um dos modelos amplamente utilizado: o modelo OSI. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com o propósito de conceder uma base a respeito de um dos modelos que domina a estruturação de redes de computadores na atualidade.

Palavras-chave: Protocolo. modelo OSI. redes de computadores. comunicação de dados.

INTRODUÇÃO

Para atender as insuficiências e pedidos das vigentes redes de comunicação, os produtores de aparelhos e sistemas desenvolveram fundamentos proprietários para às múltiplas arquiteturas de sistemas. Como resultado, inúmeras redes foram elaboradas a partir de diversas instalações de hardware e de software. Esses fundamentos passaram, então, a estabelecer a correlação dos sistemas com os usuários. Porém, numerosas redes eram incompatíveis entre si, com distintas especificações, impedindo o sistema de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema. Ultrapassando tal barreira, o foco desviou-se para a estruturação de uma arquitetura de softwares de rede, para que computadores interconectados fossem capazes de trocar informações, compartilhar recursos e distribuir tarefas, através de camadas que se comunicavam por protocolos (TANENBAUM, 2011). Essa circunstância levou a criação de um modelo que servisse como referência para que todos os fabricantes desenvolvessem soluções   capazes de interagir entre si. Essas camadas teriam como objetivo a redução da complexidade das redes, sendo cada uma responsável por serviços específicos e complementares às funções das outras. Nesse contexto, foi desenvolvido na década de 1970 pela ISO (Organização Internacional de Padrões) o padrão OSI (Interconexão de Sistemas Abertos) que contém sete camadas interligadas: física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação (MENDES, 2007). Em 1983 o modelo inicial foi formalizado, a arquitetura RM-OSI (Modelo de Referência para Interconexão de Sistemas Abertos) foi desenvolvida pela ISO (Organização Internacional de Padrões) com o intuito de impor um padrão no progresso dos aparelhos para redes de intercomunicação de informações, em réplica ao progressivo número de arquiteturas independente. Seu propósito é permitir a interligação de equipamentos e sistemas distintos sem dificuldades de compatibilidade. É uma referência que mostra sempre o que fazer, mas não como fazer. Neste contexto o artigo visa conter os conceitos e funcionalidades dos modelos OSI.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1. Estrutura do Modelo

O modelo de referência OSI foi apresentado em 1984. Relaciona-se a um detalhamento ou modelo de referência e não um novel modelo definindo a forma como a comunicação deve ser propagada entre os níveis de uma rede. Assim sendo o modelo sugere uma estrutura em camadas para o progresso de soluções que operem perante todas as plataformas, independentemente do hardware ou software utilizado.

A fim de que os pacotes de dados possam trafegar de uma origem até o destino, através de uma rede, é importante que todos os dispositivos da rede usem a mesma linguagem, o mesmo protocolo. Por isso, podemos determinar o protocolo como sendo um agrupamento de regras, ou um trato, que impõe o formato e como será a transmissão de dados. A camada n em um computador se inter-relaciona com a camada n em outro computador.

No modelo de referência OSI, encontra-se sete níveis numerados, e cada nível representa uma função particular da rede. Essa partição das funcionalidades é chamada divisão em camadas.

Fragmentar a rede em sete camadas possibilita uma saída para os problemas de comunicação  transparente, ou o mais próximo disso, com o outro sistema apontado previamente, pois oferece como vantagens:

Dividir as comunicações de rede em partes menores e mais compreensíveis, viabilizando sua análise;

Uniformizar os elementos de rede, concedendo o avanço e o suporte por parte dos diversos fabricantes;

Impedir que as mudanças em uma camada afetem as outras, concedendo maior rapidez no seu desenvolvimento;

2. As Sete Camadas

O modelo de referência OSI (RM-OSI) está segmentado em sete camadas verticais (Física, Enlace de Dados, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação), cada uma com sua característica peculiar e funcionamento independente uma das outras (Figura 1).

As sete camadas, por sua vez, se decompõe em dois agrupamentos. As quatro primeiras camadas são utilizadas no momento em que a informação passa de ou  para o próprio elemento de rede, ao mesmo tempo que as ultimas três camadas são usadas quando a informação é destinada a outro elemento na rede. Esta segmentação proporciona uma melhor compreensão do modelo como um todo e a otimização de cada tarefa.

Entre as camadas, a intercomunicação se dá unicamente, com a camada inferior ou com a camada superior àquela que pretende estabelecer a comunicação. Para que isso aconteça são essenciais, no mínimo, dois sistemas com um mesmo conjunto de camadas.

   

Figura 1 - Estrutura do Modelo de Referência OSI

[pic 1]

                 

Fonte:TANENBAUM, 2003

2.1. Camada Física ou de Acesso ao Meio

A Camada Física é encarregada pela conexão física entre os equipamentos e os protocolos a serem executados para a comunicação entre os diversificados sistemas. Além de administrar a transição física da informação sobre os meios de transmissão viáveis. Com esta camada, o modelo OSI permite a versatilidade do uso de diversos meios físicos para interconexão com procedimentos de controle diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com