TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CCI Lamartine

Por:   •  30/3/2016  •  Resenha  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Trabalho de CCI

(Professor Lamartine)

Julia C R Lima B859GB-0

Igor Toledo B74340-9

Anderson Gomes A333DH-2

Rodrigo Oliveira B716DB3

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2016

Resumo

Um aplicativo de celular android na linguagem de programação Java, onde pessoas com diabete tipo 1, 2 e gestacional poderá inserir seus dados e ir controlando a quantidade de carboidratos, insulina, índice glicêmico, etc.

        

Introdução

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, causando um aumento da glicose no sangue e para controlar devem fazer uso da insulina. A causa é porque o pâncreas não consegue produzir o hormônio insulina na quantidade certa, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. A insulina faz a redução da glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue entre dentro das células. Assim, se houver falta desse hormônio e se não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue, virando diabete. São vários tipos existentes de diabetes, porém os mais comuns são de Tipo 1 (uma doença autoimune, causada pela falta de insulina que leva ao acúmulo de glicose no sangue, exige a aplicação de injeções diárias de insulina) e Tipo 2 (causada por fatores genéticos ou maus hábitos de vida, como consumo exagerado de açúcar, sedentarismo ou obesidade. As células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente).  As medicações e providencias somente um médico pode dizer o mais indicado para o caso, também a dosagem correta e a duração do tratamento.

        Com tudo, para as pessoas acompanhar a diabete dos tipos 1, 2 e gestacional será desenvolvido um aplicativo em programação Java para Android (plataforma do google para dispositivos móveis) de celular.

Diabete - Problema

As pessoas normalmente não sabem as principais complicações do aumento de glicose no sangue. Depois de diagnosticada a doença, a pessoa deve controlar muito bem o nível de glicemia e ficar atento nas reações do organismo em sintomas ligados aos olhos, coração, pés, rins e sistema nervoso. 

No sistema nervoso está à neuropatia diabética que afeta as células nervosas e os nervos periféricos, a principal causa do chamado pé diabético, alterações nos pontos de pressão na planta do pé e aumento das feridas nos pés. Outra variação de neuropatia é a autonômica diabética subclínica, que não tem sintomas ou clínica. Qualquer uma delas pode atingir o sistema digestivo, urinário, reprodutor e ainda acelerar ou desacelerar os batimentos cardíacos. A complicação que afeta os olhos é chamada de retinopatia, onde vasos sanguíneos na parte de trás dos olhos são bloqueados e a retina sofre com a falta de oxigênio, podendo no caso mais grave causar a cegueira. No coração, os principais problemas são problemas nas artérias, além de problemas como aterosclerose e depósito de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Os rins, responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as toxinas do organismo, podem sofrer muito com a diabetes, e em casos de doenças renais mais graves, tem que fazer diálise para ajudar no filtro do sangue ou até mesmo transplante de rins, em conjunto com o transplante de pâncreas. E também para evitar a hipoglicemia e a hiperglicemia, tem que manter os níveis de glicose dentro da meta estabelecida.

Por isso, o desenvolvimento do aplicativo de celular para ajudar controlar o índice glicêmico, insulina explicado acima é tão importante, as pessoas irão conseguir acompanhar com seus dados médicos a doença.

Diabete - Solução

O desenvolvimento em android é em si feito na linguagem de programação Java. Como solução no controle de diabete, o objetivo é criar um aplicativo que ajude a controlar essa doença, onde os dados são inseridos para a pessoa conseguir acompanhar o estado, fazendo contagem dos carboidratos, média de dosagem, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com