TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CCI – Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo foi fundado em 15 de setembro de 2016.

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

O CCI – Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo foi fundado em 15 de setembro de 2016.

Segundo a coordenadora, tanto o CCI quanto a escola Padre Firmo funcionavam muito bem porque Padre Firmo tinha pulso firme e era determinado.

O Centro, quando funcionava em período integral atendia 800 idosos, hoje devido a crise funciona meio período e está atendendo 591 idosos, som uma média diária de 289 frequentadores participantes das diversas atividades. Os idosos têm idade entre 60 e 93 anos. O atendimento é prestado a idosos de vários bairros da cidade de Cuiabá.

A maioria dos idosos cadastrados no CCI Padre Firmo são viúvas do sexo feminino. Segundo Papália (2010), em praticamente todo o mundo, as mulheres em geral vivem mais tempo do que os homens. A vida mais longa das mulheres tem sido atribuída à sua tendência maior de tomar conta de si mesma e buscar cuidado médico, ao nível mais alto de apoio social que recebem e à maior vulnerabilidade biológica dos homens ao longo da vida.

O quadro de funcionários é composto por 21 colaboradores sendo: coordenadora, assistente social, fisioterapeuta, enfermeira, monitores, dentista, professores de educação professor de física, professor do EJA, professor de dança, professor de artesanato, cozinheira, merendeira, técnico administrativo, vigilante, recepcionista e músico (toca semanalmente nos bailes).

A prática de exercícios físicos com o acompanhamento de um fisioterapeuta, aula de dança e o baile que os idosos frequentam semanalmente, trazem grandes benefícios para a saúde, muitos sintomas que sentiam devido ao sedentarismo desapareceram.

        O exercício regular pode fortalecer o coração e os pulmões e diminuir o estresse. Pode proteger contra hipertensão, endurecimento das artérias, doenças cardíacas, osteoporose e diabetes. Pode ajudar a manter a velocidade, a força e a resistência, e as funções básicas como circulação e respiração. Reduz a chance de ferimentos ao fortalecer os músculos e articulações e deixá-los mais flexíveis, ajudando a prevenir ou aliviar dores lombares e sintomas de artrite. Pode melhorar o estado de alerta mental e o desempenho cognitivo, ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão leve, e com frequência elevar o ânimo. Pode fazer que pessoas com doenças de pulmão ou artrite permaneçam independentes e ajudar a prevenir o desenvolvimento de limitações na mobilidade (Papália, 2010).

O CCI Padre Firmo tem como principal objetivo promover o equilíbrio entre cormo e alma, proporcionando  qualidade de vida aos idosos.

Segundo a coordenadora, a maior necessidade atual é a contratação de médico e psicólogo.

O CCI promove 30 festas em datas comemorativas do decorrer do ano. Para que as festas aconteçam da melhor forma possível, buscam parcerias, pois, o que recebem é suficiente apenas para os gastos básicos.

A coordenadora nos relata que já chegaram idosos com depressão, outros paralisados em cadeira de rodas e com a fisioterapia e hidroginástica se recuperaram e hoje os familiares agradecem.

O ambiente é composto por piscina aquecida para prática de hidroginástica, escola de informática, academia ao ar livre, escola, cozinha, clínica odontológica, estacionamento, salão de baile/festas e jardim.

Nesses 16 anos de existência, já aconteceram vários casamentos entre os idosos que se conheceram lá e muitos namoros.

Após cada atividade praticada por eles, é servido um lanche para reporem as energias. Dentre os lanches oferecidos os mais servidos são arroz com carne e pão com escaldado.

A coordenadora encerra a entrevista ressaltando que essa seria a última semana de atividades deste ano, porém, irá permanecer com as atividades até o final de novembro, pois, se ficarem muito tempo parados, em janeiro regressam sentindo muitas dores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com