TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto do Trabalho Técnico para o Centro de Convivência do idoso - CCI

Por:   •  10/7/2018  •  Monografia  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DO TRABALHO TÉCNICO PSICOSSOCIAL PARA CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

TRABALHO TÉCNICO PSICOSSOCIAL: SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA

Marco Contextual: Em continuidade ao trabalho técnico psicossocial iniciado no mês de _________, segue o Planejamento de Atividades Programáticas e Continuadas de Enfoque Socioeducativo e Psicossocial para 20___.

Eixos: Serão abordados os seguintes eixos:  Envelhecimento Ativo, Autonomia e Protagonismo; Promoção da Convivência e Fortalecimento dos Vínculos: Social (GRUPO e CCI), Comunitário (SOCIEDADE) e Familiar (FAMÍLIA), Promoção e Mobilização para a Participação Social e Cidadania Ativa.

Planejamento das Atividades: As atividades são previamente planejadas com base no conhecimento do grupo atendido e suas características, bem como do perfil e das demandas dos usuários.

Freqüência dos Grupos (Serviço Social e Psicologia): Ao ingressar o usuário assume um compromisso com o grupo, com direitos e deveres, devendo observar o cronograma de atividades e seus respectivos horários.

 Os usuários terão acesso prévio e permanente às informações sobre o planejamento, horário, cronograma de atividades de critério de participação nos grupos.

SISTEMATIZAÇÃO DO TRABALHO

Será apresentado, para todos os usuários, o Planejamento Técnico Psicossocial  para o ___________, e na sequência, serão feitas as inscrições para as Oficinas, respeitando o número máximo de 20 pessoas por oficina.

  • Atividades Programáticas Continuadas:

1.   Atividades Socioeducativas:

Grupos Socioeducativos através de  encontros e passeios, sob    coordenação da equipe técnica do CCI.

2.  Reuniões Socioeducativas e Palestras:

Encontros e palestras temáticas Psico-socio-educativos, sobre assuntos de interesse geral e temas correlatos à convivência e vivência, com possibilidade de posterior discussão. Utilização de recursos audiovisuais, e exposição oral. Coordenação pela equipe técnica do CCI, podendo recorrer a parcerias.

3. Oficinas Psicossociais: Encontros fundamentados, que possibilitam a construção de novos conhecimentos e desenvolvimento de novas habilidades, bem como a compreensão da missão da Psicologia e Serviço Social, no que tange a proteção psíquica, emocional, e social dos idosos, respeitando sua individualidade, singularidade, subjetividade, comprometida com a defesa, promoção e garantia de direitos humanos, e com o objetivo de torná-los protagonistas de um envelhecimento ativo e saudável.

4. Atividades Socioculturais (Sessões de Cinema, Saraus, Sessões     de leitura, Contar estórias, vivências e memórias, Exposições dos trabalhos  produzidos pelos idosos nas oficinas, Passeios culturais e Excursões temáticas),

PROGRAMAÇÃO DO TRABALHO TÉCNICO PSICOSSOCIAL

Duração: DE ________________ A _______________

Oficina de Estimulação Cognitiva

 Conhecimento e desenvolvimento de potencialidades, através de atividades que promovam a saúde, em especial, quanto às funções executivas cerebrais, como memória, atenção, percepção, criatividade e raciocínio, e fortaleçam o diálogo, o convívio com as diferenças, e o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia.

    Oficina de Cidadania e Direitos Humanos

 O serviço como espaço para transformação social dos usuários e estimulação da capacidade de participação, a comunicação e a tomada de decisões. Oferecer elementos para o avanço da cidadania nas relações entre os idosos, entre estes e a sociedade, e da sociedade para com eles

Oficina de Pintura em Mandalas

        Trabalha com processos psíquicos, agindo nas funções cognitivas, melhorando-as, como atenção, concentração, intuição, coordenação motora fina, harmonia, desenvolve a paciência, favorece o equilíbrio emocional e psicológico

      Oficina de Estórias, Contos e Causos e Oficina “Cume Quié?”

 Esta oficina procurará valorizar o ato do encontro para ouvir e contar estórias, contos e casos. Os participantes serão motivados a trazerem causos de sua vivência pessoal

Oficina do Vôlei    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (748.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com