TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CD ROM

Tese: CD ROM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

CD ROM

CD-ROM foi desenvolvido em 1985 e traduz-se aproximadamente em língua portuguesa para Disco Compacto - Memória Apenas para Leitura. O termo "compacto" deve-se ao seu pequeno tamanho para os padrões vigentes, quando do seu lançamento, e "memória apenas para leitura" deve-se ao fato de o seu conteúdo poder apenas ser lido, e nunca alterado, o termo foi herdado da memória ROM, que contrasta com tipos de memória RW como memória flash. A gravação é feita pelo seu fabricante. Existem outros tipos desses discos, como o CD-R e o CD-RW, que permitem ao utilizador normal fazer a suas próprias gravações uma, ou várias vezes respectivamente, caso possua o hardware e software necessários.

Os CD-ROM, podem armazenar qualquer tipo de conteúdo, desde dados genéricos, vídeo e áudio, ou mesmo conteúdo misto. Os leitores de áudio normais, só podem interpretar um CD-ROM, caso este contenha áudio.

A norma que regula o CD-ROM foi estabelecida em 1985, pela Sony e Philips.

Estrutura

Basicamente, um CD-ROM é constituído por um disco de plástico transparente com duas faces, e um orifício no centro. A uma das faces deste disco, é aplicada uma liga metálica, onde serão efetivamente armazenados os dados e que cobre a maioria da superfície. Por cima da outra face são geralmente impressas imagens ou caracteres. Ambas as faces devem ser tratadas com cuidado, mas esta especialmente, pois o menor dano pode inutilizar todo o disco. A face oposta é deixada limpa e livre para que o disco possa ser lido.

Funcionamento

Na liga metálica que cobre uma das faces do disco, degraus microscópicos, intercaladas com espaços (sem ação do laser), são impressos de forma contínua e em espiral, desde o centro até o limite exterior. Estas depressões e espaços, correspondem a 0's e 1's - bits ou dígitos binários - que são posteriormente codificados em informação pelos leitores de CD-ROM.

Funcionalidade

Alguns anos antes de 2005, os CD-ROMs com capacidade para 650 megabytes, foram substituídos pelos de 700 megabytes, passando então estes a serem os mais comuns, existindo, no entanto outros formatos superiores.

Fabricação do CD

O cliente manda para fabrica o material da gravação de áudio ou dados em um CD-R, e envia mais outro CD, onde tem os arquivos das artes do Material Gráfico e do Rótulo do CD.

O CD-R que será copiado e enviado ao setor de Pré-Masterização e o outro será encaminhado para o setor de Pré-Impressão, onde eles serão analisados.

No setor de Pré-Masterização são verificadas fisicamente as condições do material enviado pelo cliente. Quando constatado que a informação pode ser "lida", o CD é enviado para a masterização.

No setor de Pré-Impressão, os critérios das artes de Material Gráfico e Rótulo são analisados. São verificados os dados como dimensões, localização das dobras, dados obrigatórios do solicitante e fabricante, etc. Quando aprovadas, as artes seguem para a produção.

Seguindo da informação original é produzida a matriz (glass master) feita de vidro, com tamanho maior que o CD comum. No CD de vidro é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com