TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memoria Ram E Rom

Casos: Memoria Ram E Rom. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 8

MEMÓRIA RAM

E

MEMÓRIA ROM

CAMPO GRANDE

2013

INTRODUÇÃO

Abordaremos dois temas relacionados a memória do computador, onde são de extrema importância para a sua velocidade e a capacidade.

As memórias são componentes responsáveis pelo armazenamento de dados e instrução em forma de sinais digitais nos computadores. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele procura na memória todas as informações necessárias ao processamento.

Existem dois tipos de memórias, RAM e ROM, cuja as características irão ser descritas a seguir de uma forma simplificada, mas objetiva relacionados a pesquisa sendo assim destacaremos algumas informações que nos proporcionou assimilação dos conteúdos estudados.

DEFINIÇÃO DE MEMÓRIA

Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado¬¬¬¬.

A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:

Principal: de acesso mais rápido, mas de capacidade mais restrita. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pela UCP -

Secundária: de acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta.

Memória RAM

(Random Access Memory – Memória de Acesso Aleatório)

É um tipo de memória essencial para o computador, sendo usada para guardar dados e instruções de um programa. Tem como características fundamentais, a volatilidade, ou seja, o seu conteúdo é perdido quando o computador é desligado; o acesso aleatório aos dados e o suporte à leitura e gravação de dados, sendo o processo de gravação um processo destrutivo e a leitura um processo não destrutivo. Existem dois tipos básicos de memória RAM, RAM Dinâmica e RAM Estática.

Dinâmica

Esta é uma memória baseada na tecnologia de capacitores e requer a atualização periódica do conteúdo de cada célula do chip consumindo assim pequenas quantidades de energia, no entanto possui um acesso lento aos dados. Uma importante vantagem é a grande capacidade de armazenamento oferecida por este tipo de tecnologia.

Estática

É uma memória baseada na tecnologia de transistores e não requer atualização dos dados. Consome mais energia (o que gera mais calor) comparando-se com a memória dinâmica sendo significativamente mais rápida. É frequentemente usada em computadores rápidos. Possui uma capacidade de armazenamento bem menor que a memória dinâmica.

Tipos básicos de memória RAM: algumas vantagens e desvantagens

Vantagens Desvantagens

RAM Dinâmica Barata

Baixo Consumo

Alta Densidade Necessita de Atualização

Lenta

RAM Estática Rápida

Não necessita de atualização Mais cara

Consome Mais Energia

Baixa Densidade

Vídeo RAM

É uma área especializada da memória RAM onde a CPU compõe, detalhadamente, a imagem mostrada no monitor. É especialmente organizada para manipular tanto a qualidade de apresentação quanto a cor.

O buffer de vídeo inicia com 640K, mas seu tamanho e sua localização na memória depende do tipo de modo de vídeo em uso.Os modos de vídeo são: modo texto e modo gráfico.

No modo texto, a CPU usa um conjunto de bytes do buffer de vídeo para prescrever que conjunto de bytes do buffer de vídeo para prescrever que caractere aparecerá, em que posição da tela e com que cor. No modo gráfico, a CPU deve especificar o valor da cor de cada pixel ou ponto da tela. O Adaptador de vídeo encarrega-se de formar os caracteres.

Tecnologias de Memórias

Várias tecnologias de memórias foram (e são) criadas com o passar do tempo. É graças a isso que, periodicamente, encontramos memórias mais rápidas, com maior capacidade e até memórias que exigem cada vez menos energia. Eis uma breve descrição dos principais tipos de memória RAM:

FPM (Fast-Page Mode):

Uma das primeiras tecnologias de memória RAM. Com o FPM, a primeira leitura da memória tem um tempo de acesso maior que as leituras seguintes. Isso porque são feitos, na verdade, quatro operações de leitura seguidas, ao invés de apenas uma, em um esquema do tipo x-y-y-y, por exemplo: 3-2-2-2 ou 6-3-3-3. A primeira leitura acaba sendo mais demorada, mas as três seguintes são mais rápidas. Isso porque o controlador de memória trabalha apenas uma vez com o endereço de uma linha (RAS) e, em seguida, trabalha com uma sequência de quatro colunas (CAS), ao invés de trabalhar com um sinal de RAS e um de CAS para cada bit. Memórias FPM utilizavam módulos SIMM, tanto de 30 quanto de 72 vias;

EDO (Extended Data Output):

A sucessora da tecnologia FPM é a EDO, que possui como destaque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com