TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS BÁSICOS DO FUNCIONAMENTO DO PROTOCOLO: MODELO OSI E TCP / IP

Relatório de pesquisa: CONCEITOS BÁSICOS DO FUNCIONAMENTO DO PROTOCOLO: MODELO OSI E TCP / IP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO

DE

REDES

Data 24

Prof:

Assunto: OSI e TCPIP

CONCEITOS BÁSICOSE FUNCIONAMENT DE PROTOCOLOS: O MODELO OSI E TCP/IP.

MODELOS DE REFERÊNCIAS

Conceitos e Definições: Protocolo: é a linguagem usada pelos dispositivos de uma rede de modo que eles consigam se entender, isto é, trocar informações entre si.

Comunicação o processo de comunicação em rede erigida pela mais diversa protocolos visando o gerenciamento e garantia do transporte de pacotes origem de destino.

Referencias usado para estabelecer algumas regras ou orientações para que a conectividade, entre dois dispositivos de redes possa acontecer independente das empresas envolvidas (fabricante de: placas de redes, switch, roteador, sistema operacional, etc.).

 Modelos existentes:

 Modelo OSI

 Modelo Internet (Pilha TCP/IP);

Modelos existentes:

Modelo OSI (Open System Interconectem) desenvolvido pela ISO (Internationl Standards Organization) para facilitar a interconexão entre sistemas de computadores, de forma que o fabricante pudesse criar protocolos a partir desse modelo.

A maioria dos protocolos existentes

(TCP/IP, IPX/SPX e o NetBEUI) não segue esse modelo de referencia ao pé da letra(correspondem a partes do padrão OSI),modelo extremamente didático, através dele como entender como deveria ser o “modelo ideal”, facilita a comparação do funcionamento de protocolos criados por diferentes fabricantes.

Abstrações em sete camadas:

Comunicação entre camadas

• Na transmissão de um dado, cada camada pega as informações passadas pela cama da superior, acrescenta informações pelas quais ela seja responsável e passa os dados para a camada imediatamente inferior.

• Encapsulamento: o processo de comunicação entre quaisquer duas camadas partindo de cima para baixo ocorre da seguinte forma: cada camada recebe a informação e encapsula esses dados, para que somente a camada respectiva possa desencapsular do lado inverso.

Simplificação prática (comunicação direta entre camadas): A figura anterior ilustra o funcionamento real do envio dedados através da rede, na prática, acabamos simplificando e falando que uma determinada camada do transmissor acaba se comunicando diretamente com a mesma camada do dispositivo receptor (ignorando as comunicações efetuadas pelas camadas inferiores ou superiores existentes).

Essa comunicação virtual é possível porque cada camada durante a criação do pacote que será enviado através da rede acrescentou o seu próprio cabeçalho. A figura a baixa mostra exatamente a comunicação.

Grupos de camadas do modelo OSI: Grupo Rede: transmissão e recepção dos dados através da rede, consideradas camadas de baixo nível. l

Responsável por pegar os da dos recebidos pela rede e repassá-los para a camada de aplicação de uma forma compreensível, isto é, transforma o pacote de dados em dados quase prontos para serem usados pela camada de aplicação. Coloca os dados recebidos de uma forma que seja compreensível pelo programa (aplicação) que fará uso desse dado, camada de alto nível. Camada de Aplicação faz a inter face entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Exemplo: baixar o e-mail com seu aplicativo de e-mail, ele entrará em contato com acamada de aplicação do protocolo de rede efetuando este pedido.

Diz a respeitos dos programadores de computadores, funcionam nos clientes e funcionam nos servidores, e onde estão os protocolos de comunicação para envio do email, envio de arquivos, protocolo de alto nível e protocolos das aplicações.Camada de Apresentação (Camada de tradução):

 Tradutor: faz a conversão dos dados em formato entendível pelo protocolo para que possam ser usado na transmissão (ASCII);

 Compressor: pega os dados da camada superior e comprimem como se fosse um compactador comum usado em pcs (Zip, Arj, etc), transmissão mais rápida menos dados a ser transmitidos;

 Criptografia: podem-se usar estratégias de segurança (codificação e decodificação).

 Camada de Sessão: É responsável pela comunicação entre dois processos que se encontram entre máquinas diferentes, e laquê controla quando deve começar, quando deve terminar, quando deve interromper ou reiniciar a comunicação entre a aplicação de origem e a aplicação de destino;

 Falha de Rede: marcação é colocada todos os seus dados que estão sendo enviados, se a rede falhar, os computadores recomeçam o processo a partir da ultima marcação recebida pelo computador receptor.

Camada de Transporte: Dividir ou remontar empacotes os dados enviados pelos aplicativos.

 Detecção e eliminação de erros ocorridos nas camadas inferiores: aviso ao transmissor sobre recebimento ou não do pacote;

 Controle de fluxo: ordenação para garantir que os dados serão os mesmos na origem e destino;

 Comunicação fim-a-fim: estabelece uma comunicação direta entre origem e destino com processo de confirmação ou não do recebimento de pacotes.

 Intermediadora: grupo da Aplicação (conteúdo) e rede (como enviar dados).

 Camada de Rede:

 Endereçamento: responsável pelo endereçamento de pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, deforma que os pacotes consigam chega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com