TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO

Tese: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  Tese  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 6

PASSO 4

RELATÓRIO

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO.

Os conceitos fundamentais de programação: é um conjunto de instruções para serem Executadas, seguindo uma determinada ordem, por uma máquina. Algoritmo é qualquer procedimento computacional bem definido que toma algum valor ou conjunto de valores, como entrada e produz algum valor ou conjunto de valores como saída. Portanto, um algoritmo é uma sequencia de passos computacionais que transformam a entrada na saída. Podemos visualizar um algoritmo como uma ferramenta para resolver um problema computacional bem especificado.

A linguagem de programação, É um Comandos de entrada e saída de dados. A técnica mais importante é chamada programação estruturada, a qual consiste em uma metodologia de projeto, Objetivando esta técnica permite uma posterior codificação, em qualquer linguagem de programação.

Tipos Primitivos para Representação de Dados e Variáveis São representados pelas informações a serem processadas por um computador, existe 3 tipos de dados que são dados numéricos, dados caracteres e dados lógicos.

Operadores Aritméticos são constantes utilizados em cálculos matemáticos são classificados em duas categorias Binário ou Unário. Operador Lógico é necessário trabalhar com o relacionamento de duas ou mais condições ao mesmo tempo na mesma instrução efetuando desta forma teste múltiplos. Os mais comuns são: e, ou e não. Operadores relacionais são utilizados a instrução se... Então... Enfim são utilizadas para ser verificar o estado de uma determinada variável.

Ambiente integrado de desenvolvimento C nada mais é do que um programa de computador que reúne característica e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo.

PASSO 2

NOÇÃO DE ALGORITMOS

Algoritmos são soluções computacionais, que nos ajudam a solucionar os diversos problemas do dia a dia. Ou seja: é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. Temos que ter o mínimo de noção em algoritmos, porém os resultados finais ou ações dependem de um comando prático e que se faça entender para a sua realização.

PSEUDO LINGUAGEM

A pseudolinguagem tenta aproximar os algoritmos da linguagem natural. Desta forma teremos uma linguagem simplificada aproximando a linguagem dos computadores da natural. O Portugol, é a pseudolinguagem que mais usaremos, pois ela permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo.

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA

É uma coleção de diversas variáveis, com tipos possivelmente diferentes. Em C, os registros são declarados através da palavra reservada struct. Para acessar um campo específico de uma estrutura, deve-se compor o nome do campo que se deseja acessar com o nome da estrutura. Essa composição é feita utilizando-se do ponto (.).A função strcpy copia uma string de origem para uma string de destino, já que em C não é possível realizar esta operação diretamente. Isto ocorre porque uma string é considerada como um vetor em C e, como tal, deve ser manipulada elemento a elemento. A manipulação de strings em C é feita através das suas funções e a comparação de duas strings é possível através da função strcmp (string1,string2), que compara a string1 com a string2. Se as duas forem idênticas, a função retorna zero. Se elas forem diferentes, a função retorna um outro valor.

TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS

Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente. Agora, vamos ver alguns exemplos como os numéricos, caractere e booleano.

Tipos numéricos: Os tipos numéricos estão entre os primeiros implementados pelas linguagens de programação. A maioria das linguagens oferece tanto representações dos números inteiros, , como representações dos números reais, . As representações computacionais desses tipos são apenas aproximações desses conjuntos matemáticos, que são infinitos, não podendo ser representados na memória do computador, que é finita. No caso dos números reais, temos, também, apenas aproximações das dízimas infinitas não periódicas.

OPERADORES ARITMÉTICOS, LÓGICOS E RELACIONAIS

Os operadores relacionais são utilizados para comparar valores, podendo ser aplicados sobre operando numéricos, além de outros tipos. Contudo, um operador relacional sempre produz um valor de tipo booleano, independente do tipo dos operando comparados. Ainda logo a frente veremos o tipo booleano. Tipo inteiro: O tipo inteiro é o tipo primitivo numérico mais comum. Sem parte fracionária, o tipo inteiro é caracterizado por sua faixa de valores representáveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com