TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos fundamentais de programação

Tese: Conceitos fundamentais de programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Tese  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Aula-Tema: Conceitos fundamentais de programação.

Essa atividade é importante para que você conheça os fundamentos de programação, como: Noções de Algoritmos, Pseudo Linguagem, Estrutura de um Programa, Representação de Dados e Variáveis e Operadores.

Para realizá-la devem ser seguido os passos seguintes.

Passos;

Passo 1 (Aluno)

1- Fazer uma leitura individual de: Introdução à programação de computadores para cursos de Engenharia.

2- Fazer a leitura individual de: Algoritmos Computacionais.

3- Fazer a leitura individual do capitulo1: Treinamento em linguagem C. Focando a leitura em Conceitos Fundamentais de Programação em linguagem C.

Passo 2 (Equipe)

Fazer a discussão do texto lido , e registrar as informações referente ao conteúdo lido e registrar em um relatório os programas e análise de qualidade e complexidade, com destaque para.

*Noções de Algoritmos.

A noção de algoritmo é central para toda a computação. A criação de algoritmos para resolver os problemas é uma das maiores dificuldades dos iniciantes em programação em computadores. Isto porque não existe um conjunto de regras, ou seja um algoritmo, que nos permita criar algoritmos. Caso isto fosse possível a função de criador de

algoritmos desapareceria. Claro que existem linhas mestras e estruturas básicas, a partir das quais podemos criar algoritmos, mas a solução completa depende em grande parte do criador do algoritmo. Geralmente existem diversos algoritmos para resolver o mesmo problema, cada um segundo o ponto de vista do seu criador.

O significado da palavra é muito similar ao de uma receita, procedimento, técnica, rotina. Um algoritmo é um conjunto finito de regras que fornece uma seqüência de operações para resolver um problema específico.

Um algoritmo opera sobre um conjunto de entradas (no caso do bolo, farinha ovos, fermento, etc.) de modo a gerar uma saída que seja útil (ou agradável) para o usuário (o bolo pronto). Um algoritmo tem cinco características importantes:

Finitude:

Um algoritmo deve sempre terminar após um número finito de passos.

Definição:

Cada passo de um algoritmo deve ser precisamente definido. As ações devem ser definidas rigorosamente e sem ambigüidades.

Entradas:

Um algoritmo deve ter zero ou mais entradas, isto é quantidades que são lhe são fornecidas antes do algoritmo iniciar.

Saídas:

Um algoritmo deve ter uma ou mais saídas, isto é quantidades que tem uma relação específica com as entradas.

Efetividade:

Um algoritmo deve ser efetivo. Isto significa que todas as operações devem ser suficientemente básicas de modo que possam ser em princípio executadas com precisão em um tempo finito por um humano usando papel e lápis.

*Pseudo Linguagem.

Este modo de representar algoritmos procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível mas evitando de definir regras de construção gramatical muito rígidas. A idéia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, mas restringindo o escopo da linguagem. Normalmente estas linguagens são versões ultra reduzidas de linguagens de alto nível do tipo Pascal ou C. No próximo capítulo veremos um exemplo de uma destas pseudo-linguagens.

A Pseudo Linguagem a—

Para escrever estes exemplos de algoritmos usaremos uma pseudo linguagem de programação, que chamaremos de a--. Nesta linguagem definimos um número mínimo de comandos, o suficiente para descrever os algoritmos exemplos. Os dados não tem tipo definido, como em C e PASCAL. A linguagem como o C, que é utilizado no resto do programa é baseada em funções. Todos os algoritmos são descritos por funções, sendo que a função básica, e que deve existir sempre, pois ela é sempre a primeira a ser executada é a função principal.

Um exemplo simples da forma geral de um algoritmo em a-- é o seguinte:

principal ()

início

imprimir "Alo mundo."

fim

O algoritmo começa com a funçào principal que é a funçào obrigatória em todos os algoritmos. Os parênteses após o nome primcipal são normalmente usados para delimitar a lista de argumentos, também chamados parâmetros que a função irá receber para executar a sua tarefa. Neste caso a função não está recebendo nenhum parâmetro. Esta algoritmo executa um único comando que imprime o texto "Alo mundo" em um dispositivo qualquer de saída de dados.

*Estrutura de um Programa.

Comandos para inclusão de ficheiros com declarações

Definições de constantes

Declarações de variáveis

Declarações de funções

Definições de funções (sub-programas)

Definição da função main (programa principal)

A ordem não é necessariamente esta...

• Uma função é constituída por declarações e instruções. A instrução return() indica o resultado da função e termina a execução desta.

• Uma instrução contém expressões e termina com ;

• Uma expressão contém constantes, variáveis, chamadas de funções, operadores, parêntesis.

• A função main() não deve ser chamada no código do programa: é a função que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com