TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA

PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II

Itajubá

2015


Projeto de Sistemas de Informação II

Trabalho em grupo apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, à disciplina Fundamentos de Redes de Computadores, Tópicos Avançados em Desenvolvimento de Sistemas, Gestão do Conhecimento.

Profs.: Paulo K. Nishitani

           Anderson E.M. Gonçalves

            Merris Mozer.

Tutor eletrônico: Renivaldo Pereira da Costa

Tutor de sala: Rodrigo Carvalho Paciullo

Itajubá

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................
  2. OBJETIVO.............................................................................................................

  1. DESENVOLVIMENTO............................................................................................
  2.  NETBEANS............................................................................................................
  3. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...........................................................................
  4. CONCLUSÃO..........................................................................................................

REFERÊNCIAS..........................................................................................................

5

7

8

11

14

17

        



1 INTRODUÇÃO

Esta produção textual interdisciplinar do 5° semestre do curso de Analise e desenvolvimento de sistemas, tem como seu maior objetivo aplicar e exercitar os conteúdos assimilados no período, enquadrando os diversos conceitos, técnicas e práticas das disciplinas. Neste artigo será discutido o mercado de software para dispositivos móveis, o qual está em pleno crescimento.

O uso de dispositivos móveis, como celulares, PDAs, Handhelds tem se tornado cada vez maior entre pessoas e empresas que necessitam de grande flexibilidade no acesso e troca de informações. Junto com a popularidade desses dispositivos surge a necessidade de implementar aplicações cada vez mais sofisticadas e que consigam atender de maneira satisfatória os desejos de seus usuários. As aplicações para dispositivos móveis podem variar desde uma simples aplicação stand-alone a sistemas que permitam a troca de dados remotamente através da internet utilizando tecnologias como, por exemplo, Web Services. O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis requer um cuidado especial, pois estes geralmente apresentam limitações de memória, processamento e resolução que devem ser levadas em consideração no projeto destas aplicações.         Além disso, a grande variedade dos dispositivos existentes e a falta de ferramentas de desenvolvimento adequadas e frameworks tem dificultado muito a construção de aplicações portáveis e que utilizem, de maneira otimizada, os recursos específicos de determinados equipamentos. Pode-se perceber claramente que a maioria dos problemas acontece devido a fatores inerentes ao dispositivo em uso e que estes problemas são agravados atualmente pela ausência de ferramentas, técnicas e frameworks estruturados que permitam um desenvolvimento mais fácil das aplicações. O surgimento de aplicações web móveis também tem gerado algumas questões que devem ser levadas em consideração no projeto de tais aplicações. Dentre elas podemos citar:

 • Variedade de dispositivos com diferentes capacidades

• Múltiplas linguagens de marcação de texto

• Múltiplas implementações de browsers;

• Múltiplas implementações do padrão WAP;

• Variações na capacidade de processamento client-side;

• Falta de um ambiente sofisticado de desenvolvimento e de bugging de aplicações web.

Tendo em vista resolver os problemas citados a Microsoft lançou a plataforma. Net que pode ser utilizada como uma tecnologia alternativa para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. A plataforma .NET faz a promessa de que o desenvolvedor será capaz de implementar aplicações móveis utilizando o paradigma de programação orientado a objetos sem se preocupar com a diferença existente entre os diversos tipos dispositivos. Com .Net é possível implementar tanto aplicações client-side que executam em um dispositivo específico, como também aplicações web que serão acessadas via browsers dos dispositivos móveis. Cada abordagem apresenta suas próprias características e nuances que devem ser analisadas e consideradas na construção de diferentes tipos de aplicações.


  1. OBJETIVO

Dentro do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho é estudar e analisar as possíveis arquiteturas (abordagens) que podem ser adotadas no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis utilizando a plataforma. Net. No estudo serão identificadas as características de cada abordagem e os possíveis cenários onde as mesmas poderão ser utilizadas. Na prática serão desenvolvidos protótipos que permitam validar os resultados obtidos, testar os simuladores e ferramentas disponíveis. Além disso, serão tratados também outros aspectos como, por exemplo, o consumo de Web Services por PDAs.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Dispositivos móveis

Antes de iniciar o estudo de aplicações móveis é importante ter conhecimento sobre os dispositivos em que estas aplicações serão executadas, em termos práticos, isto também implica em conhecer que tipos de dispositivos serão tratados neste trabalho. A seguir, será apresentado um breve histórico que trata a evolução dos dispositivos computacionais móveis, desde o primeiro computador portátil aos dispositivos móveis mais modernos.

  1. Histórico de evolução

A evolução dos dispositivos móveis pode ser vista na seguinte ordem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (132.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com