TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capa Trabalho

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Devido ao surgimento de novas tecnologias e no crescimento natural de uma empresa a elaboração de um projeto de redes de dados de computadores precisa ser feito sempre pensando no crescimento e na demanda futura que essa empresa venha a ter.

A empresa Pesquisa Certa trabalha no ramo de pesquisas em vários seguimentos do mercado, realizando pesquisas em campo sobre variados assuntos que são contratados por empresas privadas e órgãos do governo. Essas pesquisas são geralmente o levantamento de informações a respeito das opiniões dos entrevistados para uma futura análise sobre cada assunto, normalmente são contratas pesquisas como intenções de votos de uma determinada população ou localidade, o levantamento sobre aceitação de determinado produto no mercado, a necessidade de abertura de uma filial de uma determinada empresa em outra região, assim como outras pesquisas que podem ser feitas pela empresa Pesquisa Certa.

Logo após a pesquisa realizada o sistema é alimentados com os dados colhidos pelos funcionários e colaboradores através de palmtops e depois descarregados nos computadores para serem analisados pela equipe responsável por criar e definir as diretrizes dessa pesquisa.

Para que esse sistema realize as operações de forma mais eficaz possível é necessário uma boa estrutura de rede capaz de suportar a demanda apresentada e que garanta de forma transparente e segura a utilização desses dados.

Para isso é apresentado nesse trabalho uma estrutura de rede direcionada a utilização desse sistema, buscando dessa forma garantir um adequado funcionamento de toda rede e redundância em caso de falha em um dos links de internet.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Estrutura da rede

        Para exemplificar o projeto usaremos o programa Microsoft Office Visio 2013 para criar os diagramas e estruturas propostos nesse trabalho.

        Uma das partes mais importante para garantir o bom funcionamento de todo sistema é o levantamento dos requisitos necessários para criação e dos ativos de redes como computadores, servidores, roteadores e switches que serão usados.

        A empresa Pesquisa Certa deverá no começo contar com pelo menos 55 hosts para execução de suas operações, para isso sugerimos que seja feita de forma geral a seguinte estrutura apresentada conforme a figura abaixo:

[pic 1]

Figura 1 Estrutura Geral Rede

        Cada Switch estará localizado em cada sala específica, garantindo assim um melhor controle e organização da rede, no caso do Switch principal onde estará conectado os servidores, modens e roteadores esse poderá estar montado dentro de Rack próprio refrigerado ou sala climatizada ou refrigerada.

2.2 Especificações dos equipamentos

Sobre os equipamentos utilizados na criação dessa rede, optamos em utilizar 3 Switches de 24 portas (1 Principal, 1 Sala da Diretoria, 1 Sala a Administração), e um de 48 portas para sala de Processamento de Dados que poderá receber um número maior de equipamentos futuro sem a necessidade de alterar a estrutura atual.

A fim de garantir que o sistema esteja sempre disponível na internet, escolhemos dois links de internet, um deles será um link dedicado de fibra óptica que garantirá um melhor desempenho e uma taxa de upload superior ao convencional, e outro link ADSL como recurso de segurança caso haja algum problema de queda com o link de fibra óptica, e para fazer um balanceamento e não sobrecarregar um dos links, esse link ADSL também deverá ser usado somente conexões sem fio para clientes e para outras atividades fora do sistema da empresa.

        O tipo de topologia física escolhida será do tipo estrela por ser o mais flexível e seguro conforme WIKIPÉDIA em que diz

A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede.

        O cabeamento usado será o cat5e por ser tratar de um modelo mais vantajoso em relação a outros modelos no que diz respeito a custo e atenderá de maneira eficiente a proposta desse projeto. Segundo o artigo TECMUNDO

A categoria Cat5e é uma versão melhorada da Cat5. Ela foi feita para suportar velocidades de 1.000 Mbps (ou 1 Gigabit) e, por conta disso, em teoria é também mais rápida que a sua antecessora. Outra vantagem é a redução de interferência nas transmissões. Na prática, o padrão se mostra mais adequado para velocidades mais rápidas e transmissões mais estáveis.

        Os computadores e servidores escolhidos para esta finalidade foram os da marca Dell por se tratarem de equipamentos altamente confiáveis e possuírem suporte a empresas do porte da Pesquisa Certa.

        


2.3 Sala de Servidores

        A Servidor poderá ser montado de duas formas uma em um rack climatizado e outra podendo ser montado em outra sala deste que este ambiente seja também climatizado e protegido de interferências.

        Nessa sala junto com os servidores que deverão ser dois, um para aplicação e outro para banco de dados, também estará conectado ao Switch Principal o roteador que fará o balanceamentos dos dois links de internet, o de Fibra óptica e o de link ADSl.

        Abaixo segue a figura ilustrando como deverá ficar interligados esses equipamentos ao Switch Principal.

[pic 2]

Figura 2 Switch Principal

 

             

 


2.4 Sala de Administração e Recepção

A sala que deverá receber os setores responsáveis pela administração da empresa como Financeiro, Recursos Humanos, Gerência, Marketing e Publicidade, assim como a recepção estarão interligados ao Switch dessa sala via cabo de rede cat5e ao Switch Principal, também estará conectado a esse Switch um Ponto de Acesso sem fio para que os funcionários possam utilizar desse serviço nesses setores conforme a figura a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (311 Kb)   docx (122.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com