TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classe: conceito e sintaxe

Artigo: Classe: conceito e sintaxe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

CLASSE: CONCEITO E SINTAXE

Uma classe define o modelo de um objeto. Podemos fazer uma analogia do conceito de classe com o conceito da planta de uma casa. Quando você define uma classe, define seus métodos; exatamente como uma planta define o esquema de uma casa (DEITEL; DEITEL, 2010). Você pode usar uma planta para construir qualquer número de casas e pode usar uma classe para criar qualquer quantidade de objetos.

Uma classe é usada para construir objetos. Cada objeto criado terá seus próprios valores para as variáveis de instância da classe. Ao projetar uma classe, pense nos objetos que serão criados com este tipo.

Portanto, uma classe é representada por um conjunto de variáveis de instância (atributos) que representam o estado de um objeto (dados) e podem ter valores exclusivos para cada objeto desse tipo. É representada também por um conjunto de métodos que representam as operações realizadas sobre os dados de uma classe.

A Figura 1, abaixo, apresenta a sintaxe para a definição de uma classe.

EXERCÍCIOS

1. Escreva um método que retorne 1 se o número digitado for positivo ou 0 se o número digitado for negativo. Escreva o programa principal (main) para testar este método.

2. Escreva um método que receba dois parâmetros: o valor do produto e o percentual de desconto. O método deverá calcular o novo valor do produto com o desconto. Escreva o programa principal (main) para testar este método.

3. Escreva um método que receba como parâmetro dois números inteiros e um caracter indicando uma operação matemática (+, -, *, /) e retorne o resultado da operação. Assinatura do método: float calcula (int, int, char). Escreva o programa principal (main) para ler dois números e uma das operações matemáticas e, utilizando o método, exiba o resultado da operação.

4. Escreva um método que gere um cabeçalho para um relatório, retornando em um comando de impressão. Este método deve receber uma String como parâmetro. O cabeçalho tem o seguinte formato:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com