TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como funciona Banco de dados

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

Esta atps vem a tratar de vários conceitos de Banco de dados transmitindo que existem vários Modelos de Base de Dados e em como eles são trabalhados, tratando especificamente da criação inicial de um boletim eletronico.

Sumário

1. Introdução 5

2. Etapa 1: Projeto Conceitual do Banco de Dados. 5

2.1 Conceitos Fundamentais de Banco de Dados. 5

2.2 Características Típicas de um SGBD. 5

2.3 Arquitetura de SGBD. 6

2.4 MER(Modelo Entidade-Relacionamento). 6

3. Etapa 2: Projeto Lógico do Banco de Dados – Parte I. 6

3.1 Normalização do Banco de Dados. 6

3.1.1 1° Forma Normal (1FN). 7

3.1.2 2° Forma Normal (2FN). 7

3.1.3 3° Forma Normal (3FN). 7

3.2 DER (Diagrama Entidade Relacionamento). 8

4. Etapa 3: Projeto Lógico do Banco de Dados – Parte II. 8

4.1 Características e Funcionalidades. 8

4.2 Exigência de Processamento. 9

4.3 Compatibilidades com Linguagens de Programação. 9

5. Etapa 4: Operações de Álgebra Relacionais. 9

5.4 Operação de Seleção. 10

5.5 Operação de Projeção. 10

5.6 Operação de Junção. 10

6. Conclusão. 11

7. Referências Bibliográficas 12

1. Introdução

Será abordado neste trabalho a teoria e pratica por meio da utilização de software para assim possamos entender melhor a disciplina de banco de dados, até estruturas mais complexas, conforme pedido na atps já que iremos iniciar com uma boletim eletronico e a tornaremos cada vez com mais opções e assim fazendo o um diagrama mais complexo. Por meio é claro de varias normas que a SGBD nos oferece trazendo varios casos conseguindo assim uma melhor visualização e resolução da atps, para assim atingirmos um boletim em nível mais avançado.

2. Etapa 1: Projeto Conceitual do Banco de Dados.

2.1 Conceitos Fundamentais de Banco de Dados.

A que se refere banco de dados e resumido por serem coleções organizadas de dados que se relacionam de um jeito que facilite pesquisas . Sempre foram importante para empresas que nercessitam de arquivos protegidos e de facil acesso. E normal que passem anos e sua estrutura não e alterada.

2.2 Características Típicas de um SGBD.

Um sistema de gerenciamento de banco de dados é um conjunto de programas de software que permite aos usuários criar, editar, atualizar, armazenar e recuperar dados em tabelas de banco de dados. Dados em um banco de dados podem ser acrescentados, apagados, alterados, classificados usando um SGBD. Se você fosse um empregado em uma grande organização, a informação sobre você provavelmente seria armazenadas em diferentes tabelas que estão ligados entre si. Por referência cruzada dessas tabelas, alguém poderia mudar o endereço de uma pessoa em uma tabela e ela seria automaticamente refletida para todas as outras tabelas.

2.3 Arquitetura de SGBD.

A arquitetura SGBD utiliza os ¨três esquemas¨que consiste em separar as aplicações do usuários e são divididos em três niveis.

• Nível interno: ou esquema interno, o qual descreve a estrutura de armazenamento físico do banco de dados;utiliza um modelo de dados e descreve detalhadamente os dados armazenados e os caminhos de acesso ao banco de dados;

• Nível conceitual: ou esquema conceitual, o qual descreve a estrutura dobanco de dados como um todo;é uma descrição global do banco de dados, que não fornece detalhes do modo como os dados estão fisicamente armazenados;

• Nível externo: ou esquema de visão, o qual descreve as visões do banco de dados para um grupo de usuários; cada visão descreve quais porções do banco de dados de um grupo de usuários terá acesso.

2.4 MER(Modelo Entidade-Relacionamento).

3. Etapa 2: Projeto Lógico do Banco de Dados – Parte I.

3.1 Normalização do Banco de Dados.

A normalização segue no projeto de um banco de dados, e permite que um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados em bancos de dados relacionais. Diminuindo a redundância de dados e a possibilidade dos mesmos se tornarem inconsistentes.

3.1.1 1° Forma Normal (1FN).

Para alcançar a primeira forma normal, cada campo de uma tabela tem que comunicar informação única. Por exemplo, se tivermos uma tabela Cliente com duas colunas para o número de telefone, o nosso desenho violará a primeira forma normal. Esta primeira forma normal é, no entanto, bastante fácil de alcançar, dado que serão poucos aqueles que terão necessidade em duplicar informação numa tabela.

3.1.2 2° Forma Normal (2FN).

Nenhum campo de uma tabela pode ser derivado de outro campo da mesma tabela. Por exemplo, suponhamos que tem uma coluna para a data de nascimento na tabela Cliente. Não existiria qualquer necessidade de acrescentar uma coluna com a idade, dado que seria fácil de calcular a idade com base na data de nascimento. A segunda forma normal costuma colocar dificuldades mesmo a especialistas experientes em desenho de dados. Como tal, é importante olhar atentamente para as colunas, a fim de assegurar que nenhuma delas deriva de outra.

3.1.3 3° Forma Normal (3FN).

Não é permitida informação duplicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com