TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreendendo os diagramas P & Is

Tese: Compreendendo os diagramas P & Is. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  Tese  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Para que pudesse dar inicio as minhas atividades, era necessário que utilizasse meus conhecimentos de leitura e interpretação de diagramas elétricos. Através do que me era passado por estes diagramas, eu poderia embasar todo o desenvolvimento da parte de automação, de forma a ser coerente com o escopo do projeto e com tudo que já havia até então sido planejado.

4.2 Compreensão de diagramas P&Is

Projetos de automação de grande porte possuem uma série de diagramas descritivos da área de instrumentação. Os conhecidos Diagramas de Processo e Instrumentação, ou P&Is (também nomeados pela sigla inglesa P&IDs) são responsáveis por representar, através da norma regulamentadora ISA, todos os instrumentos e alguns equipamentos (como válvulas solenóides, válvulas controladas, motores e bombas), neste diagrama também se representa a comunicação Instrumento / PLC / Supervisório. Para ilustração, segue anexo um diagrama P&I simplificado (vide Anexos 4.4 Sistema Supervisório).

4.3 Desenvolvimento de Documentos de Automação

Toda vez que um projeto de Automação se inicia é necessário a criação de uma série de documentos. Uma das funções que desempenhei ao longo de meu estágio na MGA foi o desenvolvimento de alguns destes documentos:

• LISTA DE ENTRADAS E SAÍDAS – Documento que agrupa todos os TAGs do cliente de acordo com o endereçamento de cada um nos cartões do PLC. Esta planilha cria, especificando por tipo de entrada e saída (analógica ou digital) e por tipo de equipamento (sensor, botão, motor, bomba, etc), um TAG interno que será utilizado em todo projeto de automação, inclusive na programação do PLC.

• BASE DE DADOS – Este documento é responsável por trazer as informações principais de um projeto de automação. Nele serão identificados os comandos, estados, TAGs do cliente, TAGs internos, e outros típicos que fazem referencia aos instrumentos e equipamentos utilizados no processo que será automatizado. A Base de Dados conta ainda com uma versão resumida da Lista de Entradas e Saídas (vista anteriormente), que descreve uma a uma todas as conexões de entrada e saída, bem como o endereçamento de cada uma nos contatos do PLC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com