TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computador e sociedade

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Quais ferramentas digitais podem ajudar a transformar uma estratégia empresarial em ações e resultados concretos, de acordo com os níveis estratégico, tático e operacional de uma organização?

Uma ferramenta digital que esta ajudando a transformar a estratégia empresarial é a Tecnologia da Informação Comum – TIC ela otimiza os processos de trabalho levando a melhores resultados, transformando dados em informações, informações em conhecimento, conhecimento em inteligência, decidindo o diferencial estratégico de competitividade.

No nível estratégico Balanced Score Card – BSC é um modelo de gestão empresarial com base em uma plataforma digital, um software que estrutura logicamente a estratégia de uma empresa.

De acordo com nível tático a solução se chama Business Inteligente – BI que é um sistema de suporte para informações gerenciais na gestão empresarial, desenhado para armazenar e disponibilizar de forma simples, rápida e explicita informações na busca de tomada de decisões ágeis.

Nível operacional seria o Enterprise Resource Planning – ERP leva em consideração que não são mais as empresas que definem seus preços, o grande acesso ao cliente  as inúmeras ofertas faz com que  a gestão empresarial fique com a posição de estipular valores.

  1. Cite uma definição de Tecnologia da Informação:
  •  Cruz(2008), “a tecnologia da informação pode ainda ser definida como todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e/ou informações tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada ao produto, quer esteja aplicada no processo”. 
  • Foina (2001), “a tecnologia da informação é o conjunto de tecnologias, metodologias e procedimentos que atuam em coleta, tratamento e disseminação das informações na organização”.
  • Turban (2004), “um sistema de informação estratégico ajuda a organização a obter vantagem competitiva mediante sua contribuição para a concretização dos objetivos estratégicos da organização e/ou para sua capacidade de melhorar significativamente o desempenho e a produtividade”.
  • FURLAN et al (1994) “quando se fala em TI não estamos nos limitando aos computadores, ela abrange toda forma de gerar, armazenar, veicular, processar e reproduzir a informação.”

  1. Quais os principais impactos da Tecnologia da Informação nas organizações?

As principais implicações decorrentes a aplicação do uso da TI no ambiente corporativo são sobre a gestão produtiva e a organização do trabalho que devem ser consideradas. Quando a TI esta sendo admitida no sistema produtivo de uma organização, amparada em processos automatizados por qualquer mecanismo ou instrumento tecnológico, e munida de computadores controlando, processando dados e resultando informações, a força física é a sensivelmente afetada.

  1. Cite pelo menos 3 características importantes que devem ser adotadas por uma organização fundamentada na aplicação da Tecnologia da Informação:

Devem ser  adotadas  por organizações:

  • Para acompanhar a velocidade com que as transformações vêm ocorrendo no mundo;
  • Para aumentar a produção, melhorar a qualidade dos produtos;
  • Como suporte à análise de mercados;
  • Para tornar ágil e eficaz a interação com mercados, com clientes e até com competidores.

  1. O que é Gestão do Conhecimento?

 

  1. Que ferramentas de Tecnologia da Informação podem ser aplicadas para auxiliar as organizações na Gestão do Conhecimento?

TI pode ser considerada como uma ferramenta, ou conjunto de ferramentas, que altera as operações da empresa bem como seus produtos e serviços e principalmente o relacionamento com fornecedores, clientes, mercados e concorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com