TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação celular através de sinais químicos

Resenha: Comunicação celular através de sinais químicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Resenha  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  339 Visualizações

Comunicação celular por meio de sinais químicos

Nos organismos multicelulares, a troca de informação por meio de moléculas, que são sinais ou mensageiros químicos. Esses sinais são importantes para que os tecidos e órgãos se formem de modo ordenado e, após a estruturação do corpo, são necessários para coordenar o crescimento e o funcionamento das diferentes partes do organismo.

Os mensageiros químicos influenciam o metabolismo, a multiplicação, a secreção, a fagocitose, a produção de anticorpos, a contração e muitas outras atividades celulares.

A comunicação atua através de moléculas sinalizadoras ou ligantes, que se prendem a locais específicos das moléculas receptoras. Para se caracterizar como receptor a molécula deve ser capaz de reconhecer especificamente outra molécula (ligante) e de desencadear uma resposta celular. Distinguem três tipos de comunicação:

1. Pela secreção de hormônios

2. Pela secreção de moléculas que atuam nas células vizinhas sendo retidas no local de produção ou então, inativa logo após exercerem suas funções. Nesse caso a comunicação é chamada de comunicação parácrina.

3. Pela secreção de neurotransmissores. Essa secreção tem lugar nas sinapses, que são locais especializados onde os neurônios, através de seus numerosos prolongamentos, estabelecem contato umas com as outras.

Nas junções comunicantes, as células se intercomunicam diretamente. Há passagem livre de íons e moléculas pequenas através de canais entre células vizinhas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com