TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Compartilhamento Através Da Infância!!

Trabalho Universitário: O Compartilhamento Através Da Infância!!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2012  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 7

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O projeto visa conscientizar e democratizar o acesso de crianças a leitura, mostrando a importância de compartilhar conhecimento e cultura.

A primeira etapa do trabalho prevê uma apresentação da peça infantil “Dona Baratinha” a uma creche particular Colégio Alcance, com o intuito de arrecadar livros doados pelas crianças que irão assistir o teatro. A ação será trabalhada com o público infantil com faixa etária de três a cinco anos.

A segunda parte será visitar outra creche municipal Centro de Promoção do Menor de Juiz de Fora (Ceprom), com o objetivo de doar os livros arrecadados e distribuir os desenhos entre os alunos. A terceira etapa é apresentar a peça e interagir com as crianças com o objetivo de proporcionar o “sentimento de compartilhar”.

A missão proposta do projeto é despertar o sentimento de compartilhar, não só o que temos de melhor, mas o tempo para estarmos juntos com as crianças e aprender à aprender o sentimento de compartilhar com elas.

2. O PROJETO

O projeto constitui em ensinar crianças de 3 a 5 anos a desenvolverem o sentimento de compartilhar com o próximo. Na primeira parte do programa, vai ser apresentada a peça “Dona Baratinha” a alunos da creche particular. Os alunos vão doar livros como forma de ingresso para assistir o espetáculo infantil.

No segundo momento, a equipe fará uma nova apresentação, porém, para a creche municipal. No término do espetáculo vão ser entregue aos alunos os livros doados anteriormente. Um lanche também será oferecido às crianças como forma de agradecimento. Como o projeto envolve toda uma questão filantrópica, a equipe vai bancar todos os custos para que a ação seja desempenhada com sucesso.

Segundo AM (2007) as novas gerações que vem surgindo estão demonstrando desinteresse pela leitura. Esta característica limita não só a capacidade de interpretação e compreensão destes jovens futuramente, como também diminui suas possibilidades de acesso aos conhecimentos culturais. Por este motivo que o projeto pretende levar para crianças carentes livros literários, estimulando-as a praticar o exercício da leitura. Além de usar das artes cênicas para desenvolver a imaginação e o gosto por histórias destes pequenos jovens.

O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização .

REIS e MEDEIROS (2009) entendem que o significado da responsabilidade social nem sempre é entendido igualmente por todos. Eles afirmam que algumas pessoas interpretam o sentido deste ato, como uma obrigação legal. No entanto também existe o pensamento que simplesmente, comparam-na com uma contribuição caridosa; ou tomam-na pelo sentido de socialmente consciente. A ação proposta vem afirmar a importância do desenvolvimento de ações sociais, tendo em vista a idéia da responsabilidade social como uma possibilidade de fazer diferente, agindo de forma consciente para uma melhora coletiva.

Utilizaremos os veículos de comunicação para prestar contas aos clientes. Integrantes do projeto serão responsáveis pela produção e edição de fotos, matérias e vídeo, para solidificar a ação proposta. Assim, as escolas participantes também terão seus nomes ligados a atitudes sociais. O que gera grande reconhecimento por parte da sociedade, aumentando assim a credibilidade em ambas as escolas.

O próximo Jornal Laboratório, da disciplina de Impresso II terá um suplemento sobre Comunicação e Responsabilidade Social. Este encarte terá quatro páginas com matérias expositivas de todos os trabalhos elaborados na disciplina de Responsabilidade e Marketing Social.

3. OBJETIVOS

O objetivo do trabalho é conscientizar as crianças sobre a importância da atitude de compartilhar e incentiva-las desde já sobre a importância da leitura, despertando nelas esse interesse. Através da ação em que as crianças da creche particular irão doar os livros que já foram utilizados por elas para crianças de uma creche municipal, buscamos fazer com que elas percebam que os que já foram utilizados por elas, podem servir para outras crianças que não tem acesso a este tipo de produto, seja referente a brinquedos, roupa e até mesmos livros. A idéia de doar os livros veio a partir do foco principal do trabalho que é compartilhar conhecimento.

Como a ação trabalha com crianças de três a cinco anos, para conseguirmos o objetivo de elas absorverem a idéia transmitida, pensamos em apresentar em ambas as creches uma peça teatral, que passe também uma mensagem educativa sobre o ato de compartilhar.

4. PÚBLICO ALVO

O público alvo consiste em trabalhar com crianças de 3 a 5 anos de creches municipais e particulares de Juiz de Fora. A escola infantil particular deverá ter mensalidade acima de um salário mínimo, devido a proposta do trabalho, que é incentivar crianças de classe média alta a compartilhar o conhecimento com pequenos jovens de classes com menor poder aquisitivo.

5. EQUIPE ORGANIZADORA

A equipe de gestão do projeto “Dona Baratinha e a Lição de Compartilhar” é formada por quatro alunos graduandos do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Dois dos integrantes apresentam peças de teatro em grupos de Juiz de Fora e possuem experiência para coordenar e organizar a apresentação teatral que integra a ação. Os quatro integrantes da equipe irão contracenar a peça, que será apresentada para as duas turmas da creche particular e municipal.

5.1. ORGANIZADORES

• Angeliza Lopes – 22 anos – Organização e Eventos

Experiência: Estagiária de Jornalismo no Jornal local, apurando e redigindo matérias relacionadas a várias editorias, assessoria de imprensa, produção de eventos e fotografia.

• Rodrigo Lopes – 25 anos - Presidente

Experiência: Estagiário de Jornalismo em um site de comunicação da cidade, apurando e redigindo matérias relacionadas a várias editorias, assessoria de imprensa, locução, apuração e redação de matéria para a Rádio Solar. Experiência de cinco anos em artes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com