TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pordução De Combustiveis Atraves De Algas

Pesquisas Acadêmicas: Pordução De Combustiveis Atraves De Algas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2012  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 2

As crescentes preocupações sobre a diminuição da disponibilidade dos combustíveis fósseis, juntamente com os problemas ambientais resultantes da sua exploração, produção e utilização, têm estimulado a investigação científica de forma a desenvolver e melhorar a síntese de biocombustíveis a partir de recursos renováveis. Um dos principais problemas ambientais da utilização de combustíveis fósseis como o gasóleo é a emissão de gases para a atmosfera, em especial do dióxido de carbono. A queima deste combustível liberta gases que provocam o efeito de estufa e, consequentemente, o aquecimento global do planeta. Esta emissão de gases é minimizada com a utilização de biocombustíveis, sendo a cana-de-açúcar um exemplo claro desta diminuição.

A substituição dos combustíveis ditos tradicionais por biocombustíveis acarreta não só vantagens ambientais, mas também político-económicas. Desta forma, a nível político-económico, uma grande vantagem é tornar as nações mais independentes dos combustíveis fósseis esgotáveis e também dos próprios fornecedores, não ficando assim sujeitas às variações de mercado. Uma outra vantagem resulta na geração de desenvolvimento rural, em especial nos países em desenvolvimento, e que têm grande potencial para a produção de biomassa. É o caso dos países africanos, latino-americanos e asiáticos.

Os biocombustíveis constituem recursos não-tóxicos, biodegradáveis e renováveis, e estão associados a vantagens ambientais uma vez que permitem a redução das emissões poluentes, nomeadamente de gases com efeito de estufa, pelo que, no panorama actual, representam uma alternativa energética cada vez mais explorada. Actualmente, a biomassa abrange cerca de 10% da demanda mundial de energia primária. Contudo, a actual geração de biocombustíveis com recurso a culturas alimentares, como canola, milho, soja, açúcar e colza têm conduzido a um aumento do preço dos alimentos e à desflorestação agravada, além de produzirem elevadas emissões de gases com efeito estufa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com