TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criptografia Simétrica e Assimétrica. Criptografia de chave privada

Artigo: Criptografia Simétrica e Assimétrica. Criptografia de chave privada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir: (3,0 pontos)

a. Criptografia Simétrica ou Criptografia de chave privada;

b. Criptografia Assimétrica ou Criptografia de chave pública.

Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguinte critérios:

 Para cada um desses assuntos, selecione um texto/artigo que trate do mesmo e que esteja disponível na internet. Atenção: tenha certeza de que as fontes consultadas sejam confiáveis;

 Em seguida, faça a leitura desses textos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;

 Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);

 Essas sínteses juntas devem apresentar as principais características de cada tipo de criptografia e os algoritmos mais difundidos e seus respectivos tamanhos de chaves;

 Referencie a bibliografia consultada de forma correta.

Criptografia Simétrica:

RSA – Criptografia Assimétrica e Assinatura Digital

http://www.braghetto.eti.br/files/Trabalho%20Oficial%20Final%20RSA.pdf

Com algoritmos como 3-DES – com 168 bits, IDEA – com 128 bist – e RC – de 8 a 1024 bits, este é o tipo de criptografia mais simples, onde emissor e do receptor compartilham as mesmas chaves, usando-a para codificar e decodificar a mensagem transmitida entre ambos.

Sua simplicidade afeta a segurança quando se trata de informações com algo nível de sigilo. Uma vez descoberta a chave, qualquer pessoa pode ler a mensagem originalmente transmitida.

Para aumentar esta segurança, esta chave precisa ser compartilhada por um canal seguro, evitando assim que seja capturada e utilizada para decodificar mensagens transmitidas, além da necessidade de ser trocada sempre que houver a suspeita que a mesma tenha sido capturada.

Outro aspecto de segurança é que para evitar que usuários leiam mensagens destinadas a outros usuários cada um deverá ter a sua chave, o que pode gerar uma grande quantidade de chaves para se administrar, que dependendo do ambiente se tornando inviável a utilização deste tipo de criptografia.

O ponto positivo deste tipo de criptografia é a necessidade de um baixo poder de processamento para codificar e decodificar as mensagens, tornando a troca mais rápida.

Criptografia Assimétrica:

RSA – Criptografia Assimétrica e Assinatura Digital

http://www.braghetto.eti.br/files/Trabalho%20Oficial%20Final%20RSA.pdf

Utilizando o mesmo algoritmo para codificar e decodificar uma mensagem, difere-se por ter um par de chaves distintas para cada conexão, uma secreta no servidor e chave pública para cada usuário.

Por ter que guardar as chaves públicas e com maior complexidade, este tipo de criptografia requer maior poder de processamento do servidor, ocasionando assim um processamento mais lento comparado a chave simétrica.

Os algoritmos assimétricos – mais complexos que os de substituição ou transposição da chave simétrica – como Diffie-Hellman e RSA utilizam números primos extensos enquanto o DAS utiliza o hash da mensagem, com isso é possível não apenas garantir a codificação da mensagem, mas também a autenticidade de quem a enviou, recurso muito usado quando requer assinatura digital, por exemplo.

2) Em relação aos itens pesquisados na questão anterior, responda as seguintes questões: (3,0 pontos)

a. Quais as principais vantagens dos sistemas simétricos e assimétricos?

Simétrico: velocidade, menor necessidade de processamento do servidor

Assimétrico: maior segurança por não haver troca de chave entre o receptor e o emissor, melhor administração de chaves onde há grande quantidade de usuários

b. Quais as principais desvantagens dos sistemas simétricos e assimétricos?

Simétrico: necessita de meio seguro para o envio da chave, troca de chave caso a mesma tenha sido interceptada, uma chave para cada usuário

Assimétrico: servidor com maior processamento para a codificação e descodificação das mensagens.

c. Além disso, justifique cada uma das respostas apresentadas a essas questões com base no conteúdo estudado nessa disciplina:

No sistema simétrico, emissor e receptor utilizando a mesma chave faz com que a codificação e decodificação da mensagem seja mais simples, pois ambos conhecem a chave, isso faz com que haja uma maior velocidade e menor processamento nas duas partes.

Por outro lado, como a chave é estática, qualquer pessoa que tenha acesso a chave poderá decodificar a mensagem transmitida, havendo assim a necessidade de uma troca periódica da chave.

Este sistema também dificulta a administração e segurança quando se há muitos usuários, dependendo da quantidade de chaves, fazer a troca e ter uma forma de envio segura pode gerar um esforço extra a cada nova troca.

No sistema assimétrico, cada um dos lados conterá sua própria chave, evitando o risco de envio de chave por meio não seguro e como no servidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com