TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criptografia No Comercio Eletronico

Ensaios: Criptografia No Comercio Eletronico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPORTE TÉCNICO EM SISTEMA DE COMPUTADORES

Cleyson Andersson Gomes

CRIPTOGRAFIA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO B2C: VULNERABILIDADES E CONTRA-MEDIDAS

Belém – 2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPORTE TÉCNICO EM SISTEMA DE CUMPUTADORES

Cleyson Andersson Gomes

CRIPTOGRAFIA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO B2C: VULNERABILIDADES E CONTRA-MEDIDAS

Belém – 2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

Cleyson Andersson Gomes

CRIPTOGRAFIA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO B2C: VULNERABILIDADES E CONTRA-MEDIDAS

Monografia apresentada para obtenção do grau de Especialista em Suporte Técnico em Sistema de Computação.

Data da defesa: _____ de Fevereiro de 2005;

Conceito: ___________;

Banca Examinadora:

1) ____________________________;

2) ____________________________;

3) ____________________________;

AGRADECIMENTOS

À Universidade Federal do Pará.

Ao Prof. Dr. Antônio Abelém, coordenador do curso de Pós Graduação (Especialização) em Suporte Técnico em Sistema de Computação, pela longa empreitada no decorrer do trabalho.

Ao Prof. Especialista Vanner Vasconcelos, pela orientação competente, dedicando-se de forma marcante na elaboração deste trabalho.

Aos amigos : Prof. Arnaldo, Prof. Armando Haje e ao Prof. Mauro Ceuso, pela colaboração data para conclusão deste.

Em especial as nossas Famílias, as quais, nos apoiaram e deram força para continuarmos quando nos encontrávamos desmotivados.

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces".

Aristóteles (D.L. 5, 18).

RESUMO

Em todo o mundo, as empresas buscam novas formas de otimizar a produção, comercialização e distribuição de seus bens e serviços, de forma a garantir ganhos de produtividade e a redução de custos para competir no mercado globalizado.

Com a globalização da economia, outro fenômeno vem conquistando espaços em vários países, inclusive no Brasil: o comércio eletrônico, como uma forma de fazer negócios através do computador. Além disso, pode-se conceituar o CE sendo uma aplicação que usa a Internet e dá subsídios para o cliente efetuar uma compra via Internet. Segundo a E-BIT , pesquisas recentes vêm demonstrando que receitas dos negócios realizados através da Internet vêm crescendo a passos largos.

Porém, para que essa tendência se concretize, o CE deve ser acima de tudo seguro, no que se diz respeito, as transações realizadas. Caso contrário, existirão prejuízos financeiro e moral, ao cliente, devido o mau uso de seus dados pessoais (nº do cartão de crédito, CFP, RG) interceptados por terceiros. Fazendo com que o mesmo sinta-se inseguro em fazer novas transações neste tipo de comércio. Para evitar estes problemas existem alguns mecanismos de prevenção, que garantem, confidencialidade, integridade e autenticidade destes). Atualmente, um dos mecanismos essências para este tipo de necessidade é a criptografia.

A criptografia é a ciência que usa matemática para encriptar (ocultar) e desencriptar (descobrir) dados. Isso possibilita que você armazene importantes informações ou as transmita através de redes locais ou através da Internet, de tal forma que tais informações não possam ser lidas a não ser pelas pessoas as quais são pretendidas.

O presente projeto é uma proposta de estudo do comércio eletrônico (CE) no seguimento B2C, do projeto do sistema até a consolidação de uma compra on-line, mostrando ainda onde são aplicadas as técnicas de criptografia dentro do mesmo, com ênfase em: vulnerabilidades decorrentes da falta de uso ou do uso inadequado das mesmas e contra-medidas aplicáveis.

ABSTRACT

In the whole world, the companies search new forms to optimize the production, commercialization and distribution of its goods and services, form to guarantee productivity profits and the reduction of costs to compete in the globalizado market.

With the globalization of the economy, another phenomenon comes conquering spaces in some countries, also in Brazil: the electronic commerce, as one forms to make businesses through the computer.

Moreover, the CE can be appraised being an application that uses the InterNet and gives to subsidies

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com