TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA – AVA / RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA – AVA / RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Marcelo Luiz Julião        RA: 8058784507

VALINHOS

OUTUBRO/2014

  1. Introdução

O objetivo deste trabalho é elaborar uma pauta sobre a Agenda 21, seus meios de sustentabilidade e controle da natureza por ações manejadas pela sociedade, como o meio ambiente vive em completa mutação por obra da mão humana, precisamos agregar os valores tangíveis da sustentabilidade, como planejamento principal da questão racionalismo ecológico e social.

Este é um processo no planejamento entre sociedade, órgãos públicos, estado e governo.

O capítulo 28 da Agenda 21 estabelece que: "cada autoridade em cada país programe uma Agenda 21 local tendo como base de ação a construção, operacionalização e manutenção da infraestrutura econômica, social e ambiental local, estabelecendo políticas ambientais locais e prestando assistência na implementação de políticas ambientais nacionais". Segundo a mesma, como muitos dos problemas e soluções apresentados neste documento têm suas raízes nas atividades locais, a cooperação e participação das autoridades locais são fatores fundamentais para alcançar os se objetivos propostos.

  1. Desenvolvimento

O objetivo da Agenda 21 consiste no planejamento de ações compartilhadas, com propostas acordadas, fruto de um processo contínuo e sustentável, fora do controle social e incorporando um plano de visão geral em todas as etapas do processo.

Desta forma o Governo como a Sociedade estará envolvidos na utilização consciente e no planejamento estratégico e participativo para a gestão de cenários de conceito e em regime de múltipla responsabilidade, que dará margem a elaboração de uma política pública e sustentável, orientadas a harmonizar o desenvolvimento sócio econômico, o equilíbrio e a  justiça social e ambiental em plena processo de execução.

Existe toda uma ideologia de interesses forma por um grupo de trabalho formado pela sociedade e governo representado por um membro da comunidade.

  1. Considerações Finais

Chego à conclusão de que a Agenda 21 tem uma proposta excelente, porém, falha em sua execução, tanto por parte dos governantes quanto por parte da sociedade em geral.

Medidas como a educação ambiental, devem ser feitas pela sociedade (família, empresas, ONGs, etc.) e pelo governo (escolas, estados, municípios, etc.) desde a iniciação das crianças na escola, tendo continuidade na fase adulta criando uma conscientização coletiva de incentivo a não agressão ao meio ambiente. Hoje estamos passando por uma escassez de água que poderia estar sendo evitados pela conscientização da população em não poluir seu ambiente, pequenos atos como não deixar as torneiras abertas ao escovar os dentes, não jogar lixos em vias publicas são de grande proporção se executados de forma consciente. A preservação dos os animais em extinção, reflorestamento, reciclagem entre várias outras medidas a serem tomadas também e necessárias para mantermos o equilíbrio do eco sistema. Cada iniciativa tomada por toda uma sociedade obriga de certa forma o governo a tomar medidas que realmente sejam eficazes e gerem efeitos a curto, médio e longo prazo em nosso planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com