TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOCUMENTOS ACADEMICOS

Por:   •  27/5/2015  •  Monografia  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO DE REFORMA C/ ACRESCIMO DE ÁREA

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

Assunto: Projeto de Reforma com Acréscimo de Área de uma residência uni familiar.

Local: Alameda Samoa, n.º 207 - Lote 04 Unificado - Quadra 13

Bairro: Fazenda Tamboré Residencial 2A

Cidade: Santana de Parnaíba

Estado: São Paulo.

Inscrição Cadastral:  24451.14.92.0308.00.000

PROPRIETÁRIO:  ROSMEL EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA

AREA TERRENO: R=E=  3.316,12m²

Área Construída:            

Aprovado Habite-se

 nº 560/2001

À Acrescer

 

À Demolir

Total

SUB-SOLO

           -------

30,25

 30,25

TERREO

324,90

409,57

11,13

723,34

SUPERIOR

179,82

105,69

285,51

SOTÃO

------

102,80

102,80

TOTAL

504,72

648,31

       11,13

        1.141,90

  1. Preparo do Terreno: - Será feita a limpeza do terreno e haverá pequeno movimento de terra, atendendo as cotas do projeto.

  1. Instalações da Obra: - O canteiro de obras será instalado de acordo com as normas do condomínio e após a emissão do Alvará pela Prefeitura de Santana de Parnaíba. O canteiro atende à normas do M.T.
  1. Fundação e Sondagem: - As fundações serão executadas de acordo com parecer resultante da sondagem efetuada por empresa especializada, respeitando as especificações do cálculo de concreto armado e as estruturas existentes. O concreto utilizado é Fck≥18 MPa e o aço  tipo CA 50, CA 60.  
  1.  Impermeabilização: - A impermeabilização da fundação será feita na própria obra, de acordo com o projeto estrutural e suas especificações e sob a orientação de um profissional habilitado em obediência as normas da ABNT e orientações do fabricante, dentre os mais usados podemos destacar as argamassas poliméricas, mantas asfálticas, emulsões acrílicas ou asfalticas, cristalizantes e etc...Os terraços e floreiras, caixas de alvenaria, varandas e lajes erão protegidos com sistema de impermeabilização adequada as solicitações mecânicas, cristalização das porosidades do concreto e argamassa com aditivo hidrófugo.
  1. Alvenaria: - As paredes serão executadas em tijolo de barro bem queimado(tipo baiano), assentes com argamassa de cimento, areia e cal. Os tijolos são de primeira qualidade. As espessuras atendem as condições de conforto térmico-acústico, salubridade e segurança.
  1. Estrutura: - A edificação estará estruturada, com sua fundação, pilares, vigas e lajes em concreto armado, sendo todas peças calculadas e dimensionadas em projeto estrutural, de acordo com as Normas Brasileiras para concreto armado. O concreto utilizado com Fck ≥ 180kgf/cm² e o aço do tipo CA 50. As formas serão de madeira bruta, tipo cedrinho. Para a elaboração do projeto foi avaliado pelo engenheiro calculista, o projeto de arquitetura a fim de observar o atendimento das Normas de Segurança e Engenharia.  
  1. Cobertura: - Em telhas do Tipo Tégula Tradicional com i=45% e 65%, conforme projeto, sobre estrutura de madeira conforme normas da ABNT. A drenagem dos telhados será feita através de calhas e condutores de PVC e no cálculo das vazões será adotado o tempo de recorrência de 15 anos. O índice pluviométrico utilizado é de 0,06 1/s /m².
  1. Instalações elétricas: - Conforme projeto específico baseado nas normas da ABNT. Os conduítes utilizados serão do tipo pesado. A residência terá quadro interno do tipo disjuntor automático, equipamentos de proteção e estão previstos pontos para iluminação, tomadas, campainha, chuveiros e telefones. O sistema será devidamente aterrado e os fios e cabos revestidos com material anti-chama. As instalações elétricas serão embutidas em todos os compartimentos da residência O projeto e as instalações seguirão normas da concessionária local e da ABNT.
  1. Instalações hidráulicas: - Esgoto ligado à Rede, Águas Pluviais à Boca de Lobo mais próxima. A instalação hidráulica será executada obedecendo às normas Técnicas das concessionárias e da ABNT e o projeto específico. As tubulações de água fria serão em PVC rígido e as de água quente em cobre revestido com isolante térmico. As instalações seguirão normas da concessionária local e da ABNT. O aquecimento será do tipo solar com coletores de tubos de cobre e perfis de alumínio nas caixas conforme especificações do fabricante e ABNT. São dois reservatórios Boiler um de 550 litros e outro de 800 litros cada e estará localizado sobre a laje de cobertura, no Barrilete.  As águas pluviais terão as tubulações em PVC rígido branco e o esgoto em tubos de PVC rígido tipo esgoto.  Serão instaladas 03 caixas d’água com capacidade total de 2.500litros cada uma, no Barrilete na Cobertura. Teremos também um Reservatório Subterrâneo ao lado da casa de maquinas da piscina, de aproximadamente 10.000 litros.
  1. Fachadas: - As fachadas terão acabamento geral em massa grossa e fina para pintura látex, outros detalhes de acabamentos estão mostrados em planta.
  1. Revestimento de parede: - Serão revestidas com argamassa de cimento e areia interna e externamente e nas áreas molháveis barra impermeável resistente até o teto.
  1. Forros: - As lajes, serão revestidas com argamassa de cimento e areia nos traços indicados pela ABNT. As espessuras das lajes serão indicadas pelo projeto de estrutura, dimensionadas de acordo com as Normas Brasileiras para concreto armado.
  1. Pisos: - INTERNOS – A compactação do terreno será realizada mediante rolo compactador vibratório seguido de espalhamento de bica corrida servindo de base para o piso em concreto armado. O hall de entrada terá piso em mármore, suítes, closets e salas terão piso em madeira, todas as demais dependências terão piso em porcelanato, mármore ou granito.

              EXTERNOS – Os pisos externos serão pedras nas áreas de circulação, e decks de madeira.

  1. Esquadrias: - Serão de P.V.C., sendo as suítes providas de venezianas e telas. As portas internas serão de madeira pintada em branco. O guarda-corpo atenderá ao Código de Edificações e terá 1,10m de altura com estrutura metálica em alumínio ou ferro galvanizado pintado de marrom/madeira.

  1. Sistema de Iluminação interno e externo: - Através de rede, serão instaladas luminárias com lâmpadas econômicas, em todos os compartimentos, conforme projeto de luminotécnica.
  1. Vidros: - Os vidros serão incolores, espessuras de acordo com as normas da ABNT. Os vidros dos banheiros serão translúcidos.
  1. Pintura: - O revestimento final internamente, será em massa corrida e látex acrílico branco, externamente serão aplicadas texturas e detalhes conforme indicados em planta. Os forros receberão pintura latéx branca.
  1. Instalação de Gás GLP: - O abrigo dos botijões e as tubulações de distribuição serão executados de acordo com as Normas da ABNT (13.523/95para abrigo e 13.932/97 para as tubulações). Será constituída de 02 (dois) recipientes com 45kg, localizados na área externa da residência. As tubulações de gás serão de cobre.
  1. Infraestrutura externa à edificação

a - drenagem das águas pluviais: será em tubulação de PVC com diâmetros de 600mm em toda a área da residência, com captação através grelhas do lado externo.
b - drenagem sanitária: tubulação em PVC passando por caixas de inspeção/gordura, encaminhada a rede pública de esgoto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (352.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com