TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Autocad Pelos Acadêmicos Do Curso De Engenharia Civil Da Faculdade De Tecnologia E Ciências - Ftc Em Vitória Da Conquista/Ba

Ensaios: Importância Do Autocad Pelos Acadêmicos Do Curso De Engenharia Civil Da Faculdade De Tecnologia E Ciências - Ftc Em Vitória Da Conquista/Ba. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2013  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  2.885 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

O AutoCAD foi criado e comercializado pela Autodesk em 1982. É uma ferramenta utilizada para desenvolver projetos em duas e três dimensões nas seguintes áreas: arquitetura, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, , engenharia geográfica, design de interiores e em inúmeros outros ramos da indústria. Este software é bastante estável, e foi um dos programas pioneiros dessa modalidade a rodar em computadores pessoais. Por ser aplicativo gráfico, possui seu desempenho de acordo com os recursos do computador. http://www.infoescola.com/informatica/autocad/ (artigo Por Luiz Carlos Amariz).. É um software mundialmente utilizado e que tem como exigência um entendimento maior sobre as tecnologias atuais.

Sendo assim, este estudo se justifica pelo fato de vir buscar um melhor entendimento sobre o seu uso pelos acadêmicos do curso de engenharia civil na Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC em Vitórida da Conquista, para averiguar a eficiência e seu uso na confecção de projetos, além de diagnosticar o impacto do programa AutoCAD para o engenheiro civil e também revelar se os alunos fazem seu uso adequadamente.

A metodologia empregada na elaboração do presente estudo é a pesquisa descritiva, exploratória que de acordo com Gil (1994, p.79), “a análise de uma unidade de determinado universo, viabiliza a compreensão da sua generalidade”. De acordo com a classificação sugerida por Gil (1991), quanto aos procedimentos técnicos adotados para que fosse possível o desenvolvimento do presente trabalho e com base na premissa de que nada é mais fundamental para uma teoria do que a prática e vice-versa.

2. Trabalhos Correlatos

Foi densenvolvido um artigo científico com o objetivo de analisar dificuldade de implantação do uso do AutoCad nas universidades brasileiras, o mesmo apresenta a importância do uso deste software para desenvolvimento de projetos em três dimensões. Essa evolução trás como benefício a otimização dos projetos e uma figura representative mais próxima da realidade. Sendo assim, o autor do artigo propõe outras versões gratuitas não tão atualizadas como o AutoCad, mas que segue o mesmo padrão de desenvolvimento destes projetos. A segurança de sua utilização afim de obter um resultado real, faz com que diversos profissionais da area busquem estes recursos.

3. Utilização do AutoCAD por Profissionais de Engenharia Civil

Com o crescimento da economia brasileira, a Engenharia Civil encontra-se em evidência. Os profissionais dessa área constroem estruturas gigantescas, com maior qualidade e em menos tempo. Isso deve-se muito aos programas de CAD (Computer Aided Desing) que alavancaram um avanço surpreendente nesse setor, resultando em seu crescimento na economia atual.

Antes do lançamento do software CAD os projetos eram feitos a mão, os cálculos de medidas, alturas, larguras, todos feitos na calculadora para obter valores exatos. Esse desenho técnico exige uma série de instrumentos com precisão e móveis para sua elaboração. Mas devido a informatização, muitos desses materiais já estão ficando escassos nos escritórios.

O sistema pioneiro nesse ramo foi o AutoCAD, lançado no mercado no ano de 1982 com a versão v.1.0 (R1). Mas apenas em 1985 que o programa foi atualizado para possibilitar o trabalho na plataforma 3D. Outros programas foram criados para facilitar o trabalho dos engenheiros como o DCE (Software para dimensionamento de condutores elétricos em baixa e média tensão), o DIALux (Software destinado ao cálculo de iluminação, desde os mais simples até os mais avançados, utilizado atualmente por mais de 300.000 profissionais em todo o mundo), o Armacon (Programa para cálculo de lajes planas e vigas maciças, inclusive vigas de seção T), o CADRE Pro (Programa para análise estrutural e dinâmica 2D e 3D) entre outros. (HERMETO, [200-?]).

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com