TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de Macro para cálculo da Massa Molar de Moléculas Químicas

Por:   •  3/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DO SEGUNDO TRALHO INDIVIDUAL

Desenvolvimento de Macro para cálculo da Massa Molar de Moléculas Químicas

Samyla Kelly Gomes da Silva

CTG - Departamento de Engenharia Química – Universidade Federal de Pernambuco

Avenida Prof° Moraes Rego, s/ nº, Cidade Universitária, PE

Recife, 14 de Dezembro de 2018 (Semestre 2018.1)

Professor:  Humberto Dória

Introdução

Uma macro, abreviação para macro instrução’ é definida na ciência da computação como sendo uma sequência de comandos de um aplicativo ou conjunto de instruções de uma linguagem de programação, passíveis de serem armazenados em disco ou na memória como entes independentes que, quando solicitados, executam os comandos ou as instruções na mesma sequência em que foram armazenados.

Um exemplo para deixar clara a funcionalidade de um Macro são os atalhos utilizados, como no pacote office da Microsoft® “Ctrl + F” quando se deseja pesquisar alguma palavra ou expressão em um texto ou “Ctrl+I” para aplicar itálico num texto, ou no pacote da Libre Office “Ctrl + B” para deixar uma palavra em negrito, ou “Ctrl + U” para deixar sublinhado.

Objetivo

Montar uma Macro no Excel capaz de calcular a massa molar de no mínimo oito compostos, dentre eles ao menos um com no mínimo 10 moléculas de água (decahidratado), ao menos um composto de um elemento formado por 2 caracteres, ao menos um com radical tendo mais de 1 molécula e ao menos um composto com carbono, a partir da massa atômica de elementos químicos contidos em uma tabela na planilha de cálculo.

Método

Para que o objetivo fosse alcançado, primeiro criou-se a macro a partir da descrição da fórmula encontrada no roteiro da prática, seguindo para isto, um total de 26 regras.

Uma vez que a macro estava pronta, criou-se a planilha com todos os elementos que formariam as moléculas escolhidas para teste da macro, e adicionou-se na coluna ao lado do elemento sua massa molecular. Em seguida, outra tabela foi elaborada com as moléculas escolhidas.

Para verificar se a macro estava funcionando, a molécula era selecionada, clicava-se no botão da macro, e nas colunas ao lado da molécula aparecia a massa molar dela e a forma como a macro entendia aquela informação e calculava o que se pedia.  

Em anexo encontra-se a macro formulada, as moléculas utilizadas bem como os elementos que as formavam, e o botão da macro elaborado.

Resultado e discussão

Após a elaboração da macro, algumas observações foram feitas. Todos os elementos e suas moléculas foram calculados corretamente pela macro, exceto os compostos com Carbono que zeravam a massa molecular.

Várias tentativas de resolução do problema foram testadas, a macro foi analisada novamente mas não obteve-se um resultado positivo para tais compostos.

Conclusão

Com base nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, foi possível montar uma Macro e perceber a função dela: simplificar tarefas corriqueiras para o usuário de um sistema operacional.

Tendo como dados de entrada as massas molares de elementos químicos e fazendo uso de um comando determinado, foi possível obter na saída novos dados; as massas molares e compostos químicos.

Apesar de os compostos com Carbono não terem o resultado esperado, o exercício proposto foi útil para consolidar o conhecimento teórico.  Para nós fica a missão de encontrar uma solução para o problema encontrado com os compostos de Carbono.

[pic 1][pic 2]

ANEXOS

Anexo I - Tabelas com os elementos utilizados e suas massaas molares, moléculas testadas, massas molares calculadas pelo sistema e expressão usada pela macro.

ÁTOMO

MASSA MOLAR

H

1,008

Na

22,989

Ni

58,693

Mg

24,305

C

12,011

N

14,007

O

15,999

P

30,973

B

10,811

Fe

55,845

S

32,065

MOLÉCULA

MASSA MOLAR

MACRO

NiSO4

154,754

=(Ni+S+O*4)

H2SO4

98,077

=(H*2+S+O*4)

MgSO4

120,366

=(Mg+S+O*4)

CO

0

=(C+O)

HPO3

79,978

=(H+P+O*3)

Na2B4O7.10H2O

381,365

=(Na*2+B*4+O*7)+10*(H*2+O)

Fe(SO4)2

247,967

=(Fe+(S+O*4)*2)

Fe2O3

159,687

=(Fe*2+O*3)

Anexo II - Imagens da macro utilizada no sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (376.7 Kb)   docx (190.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com