TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de Software de Análise Agronômica

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Campus São Vicente

Núcleo Avançado de Campo Verde

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE ANÁLISE AGRONÔMICA

[pic 2]

Campo Verde

2009

[pic 3]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Campus São Vicente

Núcleo Avançado de Campo Verde

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE ANÁLISE AGRONÔMICA

[pic 4]

Alunas: Alexandra Ronisie Zaghi

              Kamila Alvares Simões

              Leiciane Maciel Brito

Professora: Rita de Cassia

Campo Verde

2009

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO        

2 JUSTIFICATIVA        

3 OBJETIVOS        

3.1 OBJETIVO GERAL        

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

4 REFERENCIAL TEÓRICO        

5 METODOLOGIA        

6 CRONOGRAMA        

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

[pic 5]

[pic 6]

1 INTRODUÇÃO

O estado de Mato Grosso atualmente é o maior produtor de grãos do Brasil com 27,482 milhões de toneladas. Um dos fatores responsáveis por esta produção foi a análise do solo que é indispensável para que se tire o maior proveito possível do adubo aplicado e seja usada a fórmula correta na quantidade adequada. Esse crescente aumento de produção não somente no estado de Mato Grosso, mas em todo o Brasil foi graças ao grande investimento em tecnologia no setor agropecuário, porém ainda falta muito a ser feito, pois várias empresas que prestam serviços a este ramo de negócio ainda realizam controle manual de seus produtos, o que dificulta e causa lentidão nos processos. Por este motivo o desenvolvimento de um software para auxiliar nos controles e agilizar nos resultados das análises agronômicas são essenciais para uma boa produção.

2 JUSTIFICATIVA

Os softwares que estão sendo utilizados em Mato Grosso são produzidos na região Sul do país, não atendendo à realidade do estado, pois muitos deles geram relatórios complexos voltados para equipamentos de alta precisão. Além disso possuem um valor elevado graças aos inúmeros relatórios gerados dificultando o acesso e utilização desta ferramenta. Portanto para facilitar o uso dos software eles precisam ser mais simples e mais acessíveis.

3 OBJETIVOS

 

3.1 OBJETIVO GERAL

Desenvolver um software voltado à análise de solo.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Prestar suporte técnico e treinamento;
  • Oferecer soluções que auxiliam na tomada de decisão;
  • Estabelecer relações de confiança com o cliente.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

O volume de cereais, leguminosas e oleaginosas esperado para a safra 2009/2010 encontra-se distribuído segundo as grandes regiões: Sul, 55,8 milhões de toneladas (-8,8% em relação a 2008); Centro-Oeste, 47,0 milhões de toneladas (-7,5%); Sudeste, 16,8 milhões de toneladas (-4,3%); Nordeste, 12,9 milhões de toneladas (3,8%) e Norte, 3,8 milhões de toneladas (0,7%).

O estado de Mato Grosso deve suplantar o Paraná em 2009, tornando-se, até o presente levantamento, o maior produtor nacional de grãos (IBGE 2009)(Figura 1).

[pic 7]

A análise de solo é indispensável para se adubar bem e tirar do adubo maior lucro possível. O gasto com a análise de solo deve ser considerado como um investimento que pode render mais que qualquer inversão do mercado financeiro em termos de ganho na produtividade, pelo uso adequado de corretivos e de adubos (Malavolta, 1992).

O crescimento da produção agropecuária que o país experimentou ao longo dos últimos 25 anos não é obra do acaso. Coincide com a história da Embrapa, responsável, juntamente com outros parceiros públicos e da iniciativa privada nacionais, pela geração e transferência de modernas tecnologias, cuja importância é reconhecida no Primeiro Mundo, como bem ilustra a recente reportagem do New York Times intitulada "Sojicultores brasileiros ofuscam agricultores americanos", onde a Embrapa Soja é citada como "líder mundial em pesquisa sobre soja tropical" (EMBRAPA - 2004).

A produção nacional teve um aumento significativo graças aos grandes investimentos em tecnologia na agricultura, da mesma forma as empresas que prestam serviços a esta ramo de atuação têm que estar sempre se inovando. Porém ainda existem empresas que trabalham no controle das análises através de anotações manuais. Por este motivo o desenvolvimento de um software para empresas de análises agronômicas com o intuito de agilizar e melhorar o controle sobre as análises de solos é necessário para garantir a agilidade e precisão nas análises.

        A implantação de um software para o gerenciamento da informação numa empresa tem vários benefícios como redução de custos, a não redundância de arquivos de dados, agilidade na execução de tarefas, auxilio na tomada de decisões gerenciais. Porém para se ter um bom sistema de computador não é simples, pois temos de abstrair o que fazemos manualmente para a máquina, por este motivo os objetivos do sistema devem estar bem definidos tarefa que exige comprometimento total tanto da empresa solicitante do software quanto dos analistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com