TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento de requisitos

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA[pic 1]

Instituto de Matemática[pic 2]

Departamento de Ciência da Computação

MAT A63 – Engenharia de Software II

Professora Rita Suzana Pitangueira Maciel

Lucas Augusto
Marconi Pires
Juan Felipe

Especificação dos Requisitos do Software

Supermercado Virtual

Salvador-BA

2012

Índice

  1. Contexto do Problema
  2. Requisitos de Usuário
  1. Contexto do Problema

O comércio eletrônico através do uso nas novas tecnologias tem se apresentado como uma forma revolucionária de atingir determinados mercados. Hoje se as empresas quiserem se manter competitivas no mercado em que atuam, mesmo que sejam tradicionais, devem pelo menos manter uma página na internet.

O setor de supermercados vem sendo submetido a enormes transformações, ao longo dos últimos anos. As grandes redes, nacionais e multinacionais, têm agido de forma agressiva no mercado, fazendo-se valer de suas vantagens de custo ao negociar grandes volumes com seus fornecedores. Os pequenos supermercados locais, e mesmo redes regionais, encontram dificuldade de competir nesse mercado, cedendo, normalmente, à pressão dos grandes pela aquisição de seus negócios, em busca de escalas ainda maiores.

Por isso o principal motivador que leva a escolha do setor de supermercadista virtual é a característica peculiar destas lojas, que possuem um portfólio de produtos bastante elevado, vendem itens dos mais variados numa mesma compra, oferecem produtos frágeis e refrigerados como ovos e sorvetes, além de produtos que devem ser criteriosamente escolhidos como frutas e legumes.

As vendas pela Internet exigem do supermercado virtual a realização de uma gama de serviços que, no comércio tradicional, são realizados pelo próprio consumidor. Escolher, passar no caixa, embalar, colocar no meio de transporte, levar até o domicílio são exemplos de atividades que passaram a ser de responsabilidade do supermercado virtual.

Além do grande número de serviços a serem realizados, as características dos produtos vendidos exigem que, durante a entrega, seja necessário que o cliente, ou alguém indicado por ele, esteja presente para receber as compras. Isso faz com que a importância do agendamento de faixa horária para entrega e do cumprimento do prazo prometido sejam ainda maiores, pois é preciso esperar a chegada das compras no endereço combinado. Além disso, tendo em vista que os produtos vendidos em geral são de necessidade imediata, a exigência por tempos de entrega mais curtos torna-se mais evidente.

Um supermercado que venda pela Internet precisa ter funcionários selecionando e coletando os produtos, embalando de uma forma mais cuidadosa e cara do que o simples saquinho e fazendo um transporte que, por não ser imediato, precisa ser feito em veículos  especialmente adaptados para transportar separadamente itens congelados, frios e em temperatura ambiente.

Dentro desse contexto de vendas pela Internet será criado um programa de relacionamento com ofertas exclusivas, promoções e acúmulo de pontos com as compras realizadas no supermercado virtual. Cada R$ 1,00 em compras vale 1 ponto. Basta acumular seus pontos, resgatar os vale-compras e trocá-los por qualquer produto. Não há limites para acúmulo de pontos.

  1. Requisitos de Usuário

Programa de Relacionamento (Pontos)[pic 3]

Atualização Cadastral

Se o usuário já é cadastrado no sistema é feito apenas uma alteração no tipo de conta para que o mesmo possa desfrutar e ter acesso ao programa de relacionamento.  Caso contrário o usuário efetuará o cadastro normalmente.

Clientes Adicionais

O membro titular poderá cadastrar até 2 membros adicionais.

Extrato Pontos

Acompanhe sua pontuação

Resgate Pontos

Troque seus pontos por vale-compras

 

Cupons de Descontos

O cliente imprime cupons para obter descontos na compra de produtos

Promoções

Ofertas exclusivas para clientes que participam do programa de relacionamento

Clientes[pic 4]

Cadastrar/Atualizar/Excluir Perfil

Login/Logout

Sugestão de Produtos

Caso o cliente não encontre algum produto que deseje, o mesmo poderá enviar uma sugestão.

Devolução de Produtos

Política de devolução de produtos extraviados ou com algum tipo de avaria.

Localizar Produtos

Localize produtos filtrando pelo nome, preço ou marca.

Comparar Preços

Possibilidade de comparar preços de milhares de produtos dos principais supermercados. Saiba exatamente a diferença de preços entre os diferentes tipos de produtos, marcas, embalagens e supermercados que as vendem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com