TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO HD WINCHESTER FUJITSU M1514-TA, SCSI (SMALL COMPUTER SYSTEM INTERFACE) E IDE (INTEGRATED DEVICE ELETRONICS)

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 6

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO HD WINCHESTER FUJITSU M1514-TA, SCSI (SMALL COMPUTER SYSTEM INTERFACE) E IDE (INTEGRATED DEVICE ELETRONICS)

Elrison Gomes da Silva[1]

Resumo:

Este trabalho foi elaborado na pesquisa do funcionamento e da elaboração da estrutura e organização dos seguintes tipos de Discos Rígidos mais conhecidos atualmente como HD (Hard Disc.) Winchester Fujitsu M1614-TA, SCSI E IDE, como é feito o armazenamento significativo de arquivos, a técnica utilizada o tempo de velocidade, taxa de transferência e o seu tempo de acesso e a utilidade na atual tecnologia até os dias de hoje.  

Palavras – chave: Disco Rígido; Velocidade; Estruturas; Armazenamento

Abstract:

This work was done in the research of the functioning and development of the structure and organization of the following types of Hard Drives more currently known as HD (Hard Disc.) Winchester Fujitsu M1614 -TA, SCSI and IDE, as significant file storage is done, the technique used the speed of time, throughput and your access time and usefulness in the current technology to the present day.

Keywords: Hard Drive; Speed; Structures; Storage

1 INTRODUÇÃO

        Com o avanço da tecnologia e com o grande aumento de informações que poderão ser arquivados, também surgiu no decorrer das décadas a inovação e elaboração de Discos Rígidos com um maior poder de armazenamento.

        Este trabalho vem abordar três tipos de discos rígidos e tentar explicar de uma forma mais sucinta e fácil de entendimento por parte do leitor, como é feito sua estrutura e organização a quantidade as diferenças, a capacidade de armazenamento e a velocidade de acesso.

2 WINCHESTER FUJITSU M1614-TA

        O número de cabeças dos cilindros e setores está associado ao armazenamento de dados no disco rígido. Cada setor é composto de 512 bytes, então para calcular a capacidade, o número de setores deve ser multiplicado por 512, como é a estrutura do disco rígido winchester Fujitsu m1614-ta, cuja geometria possui os seguintes parâmetros:

SIZE

CYLS

HEAD

PRECOMP

LANDZ

SECTOR

1090

528

64

0

2113

63

Size: capacidade do disco (em KBytes)

Cyln: número de cilindros

Head: numero de cabeças

Precomp: cilindro de pré-compensação

Landz: área de pouso das cabeças

Sect: número de setores

Por meio da fórmula a seguir, pode-se calcular a capacidade do disco:

Capacidade

=

Cilindros

X

Cabeças

X

Setores

X

512 BYTES

1090 KB

=

528

X

64

X

63

X

512

2.1 MODO DE TRANSLAÇÃO

        Pela técnica chamada modo de Translação (Trasnlation Mode), utilizada em HDs IDE, a geometria física é definida a partir de falsos valores considerados na geometria lógica. Por exemplo, o disco Fujitsu M1614-ta, cuja geometria é número de cabeças: 64; número de cilindros:528; número de setores:63, compõe-se de um prato e duas cabeças. Sua altura é de apenas 2,5 cm de altura. Se o disco tivesse fisicamente sessenta e quatro cabeças, teria proporcionalmente 80 cm de altura.

3. SCSI (SMALL COMPUTER SYSTEM INTERFACE)

        A Interface para Sistema de Computação de pequeno porte mais conhecida como SCSI, possuem um desempenho veloz facilitando o acesso ao servido, a aplicativos em HD, CD-ROM, FITA DAT etc.

        A interface SCSI propicia o controle de várias unidades de disco grande capacidade e altamente velozes. Um processador interno ao disco organiza os pedidos de acesso, reduzindo consideravelmente os movimentos das cabeças.

3.1 INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS SCSI

        Dispositivos SCSI se comunicam-se com interface SCSI de 8 bits ou 16 bits. A comunicação de 8 bits utiliza cabos e conectores de cinquenta vias. A comunicação de 16 bits é o padrão Wide SCSI e utiliza cabos e conectores de sessenta e 8 vias.

        O padrão SCSI utiliza diversos cabos e conectores, tornando-o mais difícil que o padrão IDE.

        O padrão IDE tem apenas um tipo de cabo e de conectores de quarenta vias, e cada porta IDE tem somente dois endereços: Master e Slave.

        O padrão SCSI exige configuração ou instalação de terminadores resistivos no dispositivo e na interface. Cada interface SCSI de 8 bits pode controlar até sete dispositivos. As interfaces de 8 bits utilizam conectores de 50 pinos. Já as interfaces de 16 bits controlam até 15 dispositivos por porta e usam conectores de 68 pinos.

3.2 IDENTIFICAÇÃO ID

        O padrão SCSI utiliza um código de identificação para cada periférico instalado, chamado ID. Não se pode ter mãos de um dispositivo usando o mesmo ID em uma cadeia SCSI. Esse código representa um número variável de 0 a 6 ou de 0 a 15, conforme a interface.

        Qualquer dispositivo SCSI pode usar qualquer ID. A numeração ID não necessita ser sequencial, ou seja, o disco rígido pode ser ID0 e o Jaz Drive ID5. Os números ID7 e ID15, não podem ser usados por periféricos. Os mesmos devem ser utilizados obrigatoriamente pela interface SCSI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com