TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Dados Fundamentais: Conceitos e Aplicações

Por:   •  27/5/2016  •  Ensaio  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

Referencias Bibliográficas

http://www.wjr.eti.br/nameGenerator/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_de_ordena%C3%A7%C3%A3

http://www.devmedia.com.br/algoritmos-de-ordenacao-analise-e-comparacao/28261

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordena%C3%A7%C3%A3o_%28computa%C3%A7%C3%A3o%29

http://www.sorting-algorithms.com/

http://www.ft.unicamp.br

http://www.netsoft.inf.br/aulas/3_SIN_Estruturas_de_Dados/apostila_estruturas_dados_puc_rio.pdf

https://cadernogeek.wordpress.com/tag/shell-sort/

PEREIRA, S.L. Esrtutura de Dados Fundamentais: Conceitos e Aplicações. 12º Edição. Editora Érica.

 

Introdução

É de conhecimento geral que algoritmos são sequências finitas de operações bem definidas, também conhecido como o termo “passo a passo”, usadas para a solução de problemas, simples ou complexos, com um tempo e         quantidade de passos finitos. Em computação, para que um computador possa desempenhar uma tarefa é necessário que essa tarefa esteja detalhada numa forma compreensível para a máquina.

A ordenação de dados nada mais é do que uma forma de colocar elementos (dados) em uma ordem pré definida como, por exemplo, ordem numérica ou alfabética. A ordenação tem como objetivo facilitar a recuperação dos dados posteriores evitando a perca dos mesmos.

O trabalho a seguir apresentará testes com algoritmos de ordenação de dados, ou seja, disposição de dados através de uma ordem. Existem vários algoritmos inventados para suprir as necessidades da época, como por exemplo :

  • Blubbe Sort: A ordenação por flutuação (Bubble Sort em português), tem esse nome pois lembra bolhas de um tanque de água, é um dos algoritmos mais simples e de fácil entendimento, mas não tão eficiente pois seu princípio é somente a troca de valores entre posições deixando o valor mais alto no fim, tornando se ineficaz para listas grandes.
  • Insertion Sort: É um algoritmo de ordenação simples que tem fácil e rápida implementação pois ele basicamente vai ordenando os elementos a sua esquerda adicionando mais um elemento a eles.
  • Quick Sort: Algoritmo criado em na década de 1960 pelo vencedor do prêmio Turning de 1980 Tony Hoare, é provavelmente um dos algoritmos mais conhecido, usado e rápido no mundo por conta de seu alto desempenho pois é muito eficiente na hora de ordenar arquivos mas têm difícil implementação pois é muito delicada.
  • Shell Sort: Criado em 1959 pelo cientista da computação Donald Shell e publicado no mesmo ano, na revista ACM (“Association for Computing Machienry”) pela Universidade de Cincinnati o algoritmo Shell Sort é um dos mais poderosos devido a sua complexidade matemática e é uma extensão do algoritmo de ordenação por inserção, com implementação simples mas não é um método estável.
  • Merge Sort: Inventado por John Von Neumann em 1945, o merge sort é conhecido como “dividir e conquistar” pois ele divide o maior problema em problemas menores e vai resolvendo até encontrar a solução de todos e assim unindo as soluções mas não é considerado muito eficiente por conta do seu alto consumo de memória e tempo de execução.

No trabalho a seguir será apresentado três desses algoritmos: o Bubble Sort, Shell Sort e Quick Sort que através de programas de ordenação de dados desenvolvidos na linguagem C analisaram a eficiência e sua forma de trabalho.

Considerações Finais

http://bibliodata.ibict.br/geral/docs/5Considera%C3%A7%C3%B5esFinais.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com