TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos fundamentais de banco de dados: O sistema de banco de dados

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 7

  1. - Relatório 01: Projeto Conceitual do Banco de Dados.
  1. – Conceitos fundamentais de banco de dados:

O sistema de banco de dados é um sistema computadorizado de manutenção de registro. Podendo ser considerado como um armário eletrônico de arquivos, ou seja, ele é um lugar para guardar arquivo de dados computadorizados. Como por exemplo, dados de uma pessoa, como CPF, endereço, ou dados de estabelecimentos, como padaria, funcionários e produto.

Os usuários de um sistema podem realizar ou solicitar que o sistema faça várias operações, tal como, acrescentar, buscar, excluir, alterar e remover dados de arquivos existentes.

Para que possamos manusear essas operações facilmente contamos com um sistema de manutenção de registros, possuindo quatro componentes principais:

- Dados: no sistema de banco de dados estão disponíveis em todas as máquinas, variando de pequenos a grandes computadores. Os recursos fornecidos por qualquer sistema são até certo ponto, por conta de seu tamanho e pela potência da máquina a ser utilizada. Os sistemas em máquinas grandes são multiusuários, e nas que estão em máquinas menores são de monousuário.

O sistema monousuário é um sistema que muitos usuários podem acessar o banco de dados ao mesmo tempo.

Podemos também supor, que em dados, todos os dados no sistema estão armazenados em um único banco de dados, para que os dados estejam divididos em vários bancos de dados distintos. De modo geral estarão eles integrados e compartilhados.

No modo integrado, o banco de dados pode ser considerado como uma unificação de vários arquivos, de outro modo, sendo com a eliminação de qualquer repetição de parte distinta ou total entre esses arquivos. Como exemplo, um dado contendo nome funcionário, contendo nomes, endereços, salários e outros itens sobre os funcionários, e outro arquivo com o nome matricula, mostrando o recrutamento dos funcionários em cursos de treinamento. Agora imagine que, para executar o processo de administração do curso de treinamento, seja necessário saber o departamento para cada aluno matriculado, então é claro que não é preciso incluir essa informação de forma repetitiva no arquivo funcionário.

No modo compartilhado, podemos dizer que o banco de dados pode ser compartilhado entre diferentes usuários, no sentido de que qualquer e todo tipo de usuários, podem ter acesso aos mesmos dados, ao mesmo tempo. Tal compartilhamento, do mesmo lugar ou não, em parte é uma conseqüência do fato de que o banco de dados é integrado. Como exemplo, a informação do departamento no arquivo funcionário geralmente seria compartilhada pelos usuários no departamento de treinamento. Em outras palavras, o determinado banco de dados será percebido por diferentes usuários de diferentes maneiras.

-Hardware: o componente de Hardware do sistema baseia-se em:

  • Volumes de armazenamentos secundários – normalmente, discos magnéticos, são usados para manter os dados armazenados, juntamente com os dispositivos de E/S(entrada e saída) associados/unidades de disco etc.), controladores de dispositivos, canais de E/S e assim por diante.
  • Processadores de hardware e memória principal associada, que são usados para dar suporte à execução do software do sistema de banco de dados.

- Software: Assim como o banco de dados físico, ou seja, os dados fisicamente armazenados, existem também os usuários do sistema, a camada software, conhecida como gerenciador de banco de dados, ou servidor de banco de dados, e também como sistema de gerenciamento de banco de dados são tratadas pelo SGBD. Uma obrigação geral fornecida pelo SGBD é a de isolar os usuários comuns do banco de dados dos detalhes no nível de hardware.

- Usuários: Em usuários podemos cogitar três classes gerais de usuários:

  • Programadores de aplicações são estes responsáveis pela escrita de programas de aplicações de banco de dados em alguma linguagem de programação, como o C++, Java, entre outras linguagens de alto nível. Esses programas acessam o banco de dados emitindo o pedido apropriado, em exemplo uma instrução SQL ao SGBD. Os programas podem ser aplicações combinais em batch, ou então aplicações on-line, permitindo que um usuário final acesse ao banco de dados interativamente. A maioria das aplicações modernas é do tipo on-line.
  • Usuários finais são os que acessam o banco de dados interativamente. Um determinado usuário final pode acessar o banco de dados por meio de uma das aplicações on-line, podendo também usar uma interface fornecida como parte integrante do software do sistema. Essas interfaces dado pelo fornecedor são aceitas por meio de aplicações on-line, mas essas aplicações são internas, e não escritas pelo usuário. A maior parte dos sistemas inclui pelo menos uma aplicação uma aplicação interna, chamada processador de linguagem de consulta, por meio do qual o usuário pode solicitar requisições ao banco de dados, como SELECT e INSERT, SQL é um exemplo típico de uma linguagem de consulta de banco de dados.
    A maior parte dos sistemas também oferece outras interfaces internas, em que os usuários finais não emitem solicitações específicas ao banco de dados, como SELECT e INSERT, mas atuam, por exemplo, escolhendo itens de um menu ou preenchendo caixas em um formulário.
  • Administrador de banco de dados tem como a representação da função do administrador de banco de dados.

  1. – Características Típicas de um SGBD:

Neste tópico identificaremos algumas vantagens exclusivas que surgem da noção de controle centralizado que finalizamos de estudar:

- Os dados podem ser compartilhados: O compartilhamento significa não apenas que as aplicações existentes podem compartilhar os dados do banco de dados, mas também que podem ser desenvolvidas novas aplicações para executar sobre os mesmos dados. Sendo assim, seria possível satisfazer os requisitos de dados de novas aplicações sem ter de acrescentar novos dados ao banco de dados.

- A redundância pode ser reduzida: Em sistemas sem banco de dados, cada aplicação tem seus próprios arquivos privados. Esse fato pode constantemente levar a uma repetição nos dados armazenados, como resultante desperdício no espaço de armazenamento.

- A inconsistências pode ser evitada, até certo ponto: Suponhamos que um determinado fato sobre o mundo real, por exemplo, um empregado E3 trabalha no departamento D8, seja representado por duas entradas diferentes no banco de dados, mas o SGBD não sabe dessa duplicação, assim sendo a repetição não está controlada. Haverá então ocasiões em que as duas entradas não combinarão. A também a possibilidade em que um banco de dados encontra-se em um estado inconsciente que acaba por fornecer informações incorretas ou contraditórias a seus usuários. Porém se fato for representado por uma única entrada, e a repetição for removida, então a inconsistência não poderá ocorrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (296.2 Kb)   docx (123.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com