TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dados e Conceito PIB por Habitante

Projeto de pesquisa: Dados e Conceito PIB por Habitante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.121 Palavras (13 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Desenvolvimento Econômico

O desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. A renda nacional real refere-se ao produto total do país de bens e serviços finais, expresso não em termos monetários, mas sim em termos reais: a expressão monetária da renda nacional deve ser corrigida por um índice apropriado de preço de bens e consumo e bens de capital. E, se o ritmo de desenvolvimento é superior ao da população, então a renda real per capta aumentará. O processo implica a atuação de certas forças, que operam durante um longo período de tempo e representam modificações em determinadas variáveis. Os detalhes do processo variam sob condições diversas no espaço e no tempo, mas, não obstante, há algumas características comuns básicas, e o resultado geral do processo é o crescimento do produto nacional de uma economia que, em si própria, é uma variação particular a longo prazo. É um conceito que por sua amplitude aproxima a economia das demais ciências sociais. Sua caracterização não se restringe ao crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento. As medidas de desenvolvimento econômico apresentam-se de três formas – o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) -, mas, reconhecendo, desde logo, que diversos outros índices e indicadores podem ser utilizados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões. O Brasil, a Rússia, a Índia e a China são considerados os quatro países mais emergentes do mundo. Para fazer referencia a esses países, o banco de investimentos Goldman Sachs criou o termo BRIC, um acrônimo, ou seja, uma palavra formada pelas primeiras letras dos nomes dos países, que deve ser pronunciado como uma sílaba, não letra por letra. Importante ressaltar que não se trata de um bloco econômico, embora esses países tenham assinado, em 2002, uma série de acordos comerciais e de cooperação, com o objetivo de promover o crescimento de suas economias.

Dados e Conceito PIB por Habitante

O PIB constitui um indicador da atividade econômica de um determinado país na medida em que representa o valor total da produção de bens e serviços. Dividindo o PIB pelo total da população obtém-se o PIB per capita, indicador que mede o grau de desenvolvimento econômico de um país. Dado que os preços dos produtos e serviços podem variar fortemente entre países. O PIB per capita é por vezes ajustado às paridades do poder de compra entre países.

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).desta região. O PIB do Brasil no ano de 2011, em valores correntes, foi de R$ 4,143 trilhões (crescimento de 2,7 % sobre o ano de 2010). O Brasil é um país que tem um estado grande em termos de carga tributária, especialmente se consideramos seu nível de renda per capita, mas cuja força é apenas média. Os Estados Unidos, por exemplo, são exemplo de estado forte cujo tamanho, em termos de carga tributária, é médio (30% do PIB). Já a França e a Suécia, com cargas tributárias respectivamente de 45 e 55% do PIB aproximadamente, são exemplos de estados fortes e grandes. O tamanho do aparelho do estado, portanto, não garante sua força.

Índice de Gini

É uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade.Embora comumente utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica-um estado, uma região , ou mesmo todo o País.Neste caso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentradas.

O índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz-um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

Curva de Lorenz

É uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda.

A curva de Lorenz é representada por uma função L(P), que corresponde à fração recebida pela péssima fração inferior da população, quando a população está ordenada por renda de forma crescente.

A inclinação da curva é sempre positiva e é convexa, e L(0) = 0 e L(1)=1

A linha L(p)=p é a linha de perfeita igualdade, e corresponde à linha OB, no gráfico abaixo, e a uma situação na qual todos receberiam o mesmo montante.

A linha de extrema desigualdade corresponde aos segmentos AO e AB, e a uma situação na qual todos recebem zero com exceção do mais rico, que recebe o total da renda.

A curva de Lorenz sempre se encontra entre a linha de perfeita igualdade e a de extrema desigualdade. Quanto mais próxima ela estiver da linha de perfeita igualdade, mais igualitária é a distribuição de renda.

IDH do Brasil

O Índice de desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista mahbub ul haq, com a colaboração de Amartya sen, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população. Desde 1991, vem sendo atualizado e divulgado pelo programa das nações unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.

Trata-se de um índice que se contrapõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com