TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e formatação do trabalho acadêmico

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura e formatação do trabalho acadêmico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

CAPÍTULO 1

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO

DO TRABALHO ACADÊMICO

1 O Desenvolvimento

Trata-se do relatório da pesquisa, propriamente dito. A abordagem deverá ser feita em tantos capítulos e seções quantas forem necessárias, nem mais nem menos do que as neces-sárias. O Método Teológico deve ser observado, no caso de um Trabalho de Conclusão do Curso de Teologia. Esse método compreende três etapas: (1) Ausculta da Fé, também de-signada “Ver, que se aplica a buscar nas fontes os fundamentos do problema a ser discutido; (2) Problematização, designada “Julgar”, se ocupa da interpretação crítica da realidade es-pecífica do tema pesquisado à luz das suas fontes bíblico-históricas; e (3) Aplicação prática à uma realidade concreta, designada “Agir”, que procura indicar a utilidade da pesquisa rea-lizada para a ação pastoral.

Deve-se levar em conta, portanto:

Discussão: Nesta parte do artigo, procede-se à discussão do tema proposto, comentando e demonstrando o(s) resultado(s) da pesquisa realizada.

Divisões (capítulos e seções): A divisão do texto em capítulos ou subtítulos ajuda o/a leitor/a a compreender as várias fases da pesquisa e da discussão, bem como a evolução dos raciocínios do/a autor/a. As divisões devem ser: exclusivas (não devem se confundir), exa-ustivas (não devem omitir abordagens fundamentais), necessárias (deve-se eliminar tudo o que não é absolutamente relevante), simétricas (as partes devem ser proporcionais tanto na quantidade quanto na qualidade), coerentes (não se deve usar categorias diferentes) e conse-qüentes (uma divisão deve surgir da anterior e desembocar naturalmente na seguinte).

2 Formato (Subtítulo de nível 2: Arial 16, alinhado à esquerda)

2.1 Estilos pré-formatados (Subtítulo de nível 3: Arial 14, alinhado à esquerda)

Deve-se preferir trabalhar com os recursos de “estilos de parágrafos” oferecidos neste modelo. Assim, para o do trabalho foram criados estilos pré-formatados para os principais parágrafos utilizados em trabalhos acadêmicos, tais como: Título de Capítulo, Subtítulo de nível 2, Subtítulo de nível 3, Subtítulo de nível 4, Texto Padrão, Citação, etc. (verifique na barra de ferramentas a caixa de estilos).

2.1.1 Estilos pré-formatados (Subtítulo de nível 4: Arial 12, alinhado à esquerda)

Conforme a norma NBR 14724:2002, 5.1, os textos devem ser apresentados me papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados ou datilografados na cor preta, com exceção das ilustrações, no anverso das folhas (...). Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas.

Assim, neste modelo adota-se a seguinte configuração:

• Para Título de capítulo: Arial 18

• Para Subtítulo de nível 2: Arial 16

• Para Subtítulo de nível 3: Arial 14

• Para Subtítulo de nível 4: Arial 12

• Para Texto padrão: Times New Roman 12 com espacejamento um e meio (embora a normativa oficial determine que seja duplo, cf. ABNT 14724:2002, 5.3 )

• Para Citações diretas de mais de três linhas: Times New Roman 11

• Para Texto de nota de rodapé: Times New Roman 10 (espaço simples).

Use, portanto, os estilos pré-estabelecidos para formatar automaticamente seu docu-mento. Na régua de ícones, você pode escolher o estilo Título do capítulo para formatar o título do capítulo; o Subtítulo de nível 2 e o Subtítulo de nível 3 para formatar os subtítulos e os sub-subtítulos; o estilo Citação formatará o parágrafo com o padrão específico para as cita-ções diretas, e assim por diante.

2.2 Margens

“As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm” (cf. NBR 14724:2002, 5.2 ). A distância entre o título e a margem superior é de cerca de 8cm; e a distância entre o primeiro parágrafo e o título é de cerca de 3cm.

2.3 Numeração das páginas

Este modelo conta as páginas do trabalho automaticamente a partir da folha de rosto, entretanto, há páginas que devem ser contadas mas não numeradas (folha de rosto, folha de aprovação, página de dedicatória, agradecimentos e epígrafe, bem como páginas em que há títulos de 1o. nível,).

Sempre que se quiser abrir uma nova folha, sem que o número de página fique aparente, deve-se abrir uma nova seção (com o cursor no final da página, selecionar com o ponteiro do mouse o menu inserir, selecionar quebra e escolher no item tipos de quebra de seção a opção próxima página – será aberta uma nova página sem o número aparente).

2.4 Citação direta e indireta

A citação direta é a “transcrição textual de parte da obra do autor consultado” e a cita-ção indireta é o “texto baseado na obra do autor consultado” (NBR 10520:2002 3.3 e 3.4). “As citações diretas, no texto de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação” (NBR 10520:2002 5.2).

As citações diretas de mais de três linhas deverão “ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas”, cf. NBR 10520:2002 5.3 — ver exemplo na página 22.

O estilo Citação já está assim pré-definido. O texto deve vir normal (não itálico) e sem aspas. A fonte deve ser citada em nota de rodapé.

2.5 Referência

As referências são “o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” (NBR 6023:2002 3.9). Os dados da fonte consultada devem ser indicados pelo autor do trabalho, e podem. Segundo a NBR 6023:2002 5, aparecer: a) no rodapé; b) no fim de texto ou de capítulo; c) em lista de refe-rências; e d) tecendo resumos, resenhas e recensões. Neste modelo, adotamos o critério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com