TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Trabalho Sobre Terceirização

Monografias: Estrutura De Trabalho Sobre Terceirização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

2. ESTRUTURA DO TRABALHO

O capítulo 2 faz a descrição de toda a estrutura que serve de base para este trabalho de dissertação.

2.1. HIPÓTESES

O presente trabalho apresenta um conjunto bem definido de pressupostos, que serão analisados a seguir.

2.1.1. Hipótese Geral

A hipótese básica do presente trabalho está fundamentada no seguinte pressuposto:

• É necessário avaliar a qualidade dos produtos, processos e serviços do candidato a parceiro para garantir o sucesso da terceirização; ou seja, é importante investigar seu processo produtivo como um todo, quer seja dentro da linha de produção, nas atividades de apoio, ou na sua relação com o mercado consumidor, verificando assim, os ambientes da qualidade in-line, off-line e on-line do candidato.

2.1.2. Hipóteses Específicas

Consideram-se como válidos os seguintes pressupostos:

1) É fundamental avaliar quais as atividades, serviços, processos e produtos devem ser terceirizados com rigor metodológico e contínuo.

2) É importante buscar melhor qualidade no processo produtivo, já que ela determina melhoria para o produto final. Fornecedores de produtos e serviços desempenham papel fundamental neste esforço.

3) Há dificuldade de encontrar fornecedores que se adeqüem perfeitamente à filosofia da empresa contratante, ou seja, parceiros que integrem os procedimentos e métodos do processo produtivo de forma a otimizá-lo.

4) É preciso obter um produto terceirizado com menor custo em relação ao produzido pela empresa. Para tanto é necessário encontrar parâmetros internos de custo, para poder comparar com o preço dos terceirizados.

5) É necessário avaliar a eficiência, a ausência de defeitos, a capacidade produtiva e o atendimento às especificações no processo produtivo do candidato a terceiro.

6) É preciso que as atividades de suporte contribuam para manter a qualidade do processo produtivo da empresa contratante.

7) É conveniente que haja flexibilidade, por parte das empresas candidatas a parceiras, a fim de atender mais facilmente às necessidades e conveniências da contratante.

As hipóteses acima podem ser resumidas basicamente em duas:

• É de fundamental importância analisar o que se deve terceirizar.

• É imprescindível avaliar a qualidade de processos, produtos e serviços do candidato a parceiro, tanto quando se decidir terceirizar, como quando o processo já se encontra em desenvolvimento na empresa (avaliação periódica).

Baseando-se nestes pressupostos, é que será desenvolvido este trabalho de dissertação.

2.2. METODOLOGIA DO TRABALHO

A metodologia descrita a seguir, apresenta o desenvolvimento das etapas a serem realizadas no trabalho.

Inicialmente, serão definidos os problemas a considerar, o que se dá a partir das necessidades de informações requeridas quando se faz a opção pelo processo de terceirização. Constata-se que alguns pontos são de difícil decisão, principalmente quando se deseja saber qual produto, processo ou serviço devem

ser terceirizados, e, quais as características fundamentais para que determinado fornecedor seja considerado um parceiro ideal. Para garantir que tal escolha seja acertada, necessitam-se de parâmetros que ajudem no processo de escolha e avaliação da atividade terceirizada e do candidato à terceiro.

Concluída a etapa de definição do problema, passa-se para a busca de bibliografias atualizadas referentes ao assunto em estudo, através de livros, artigos, anais ou periódicos, que possam esclarecer e acrescentar mais alguns conceitos, e, ainda, contribuam para a resolução do problema aqui considerado.

Para consolidar o suporte prático à metodologia proposta, sentiu-se a necessidade de visitar empresas com a finalidade de coletar dados que ajudassem a definir o que seria terceirizado, ou seja, qual serviço, processo ou produto seria entregue a terceiros, para, a partir daí, definir quais seriam os critérios necessários para avaliar um candidato a parceiro.

A proposta aqui desenvolvida servirá como base de avaliação do que será terceirizado e da seleção dos parceiros, sendo criados alguns critérios de avaliação que ajudarão a descobrir quais produtos, processos e serviços devem ser terceirizados, e quais fornecedores poderão ser aceitos como parceiros, a fim de atender às mínimas especificações do contratante. Esta proposta fará um estudo da problemática acima descrita, e em seguida, passa a buscar métodos para sua resolução, que posteriormente serão aplicados a casos práticos.

A implantação experimental será na etapa em que serão utilizados os critérios de avaliação em um caso prático selecionado.

Para concluir o processo, deverá ser feita uma avaliação, na qual se medirá o quanto a proposta ajudou na resolução dos problemas, o que deixou a desejar, e ainda, o que precisa ser acrescentado para permitir resultados seguros. Assim, pode-se garantir a consolidação da proposta.

Em linhas gerais, o processo metodológico desta dissertação envolve as seguintes etapas:

• Investigar qual deve ser o produto, processo ou serviço que pode ser desenvolvido por terceiros.

• Encontrar o fornecedor que apresente as características mínimas necessárias para executar o serviço terceirizado, de forma a atender as especificações da empresa contratante.

• Avaliar o serviço terceirizado, a fim de verificar se a terceirização se mostrou vantajosa para a empresa ou não.

É através desta metodologia que se pretende desenvolver o trabalho de dissertação.

2.3. AÇÕES BÁSICAS

As ações básicas serão realizadas a partir do detalhamento dos objetivos específicos. São as seguintes atividades a serem executadas:

• Identificação do problema.

• Estruturação do problema básico de pesquisa.

• Obtenção de livros, artigos, anais, periódicos, além de cursos ou palestras, para o suporte teórico do trabalho.

• Análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com