TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudar e Aprender em Espaços On-line

Por:   •  1/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Estudante: Rosana Barbosa Cunha Costa

Polo: Sapeaçu

Estudar e Aprender em espaços on-line

O ensino vem se moldando ao logo dos anos, essas mudanças tem influência direta na utilização da Internet como ferramenta de ensino-aprendizagem, a transição da Internet 1.0 a qual tínhamos um número limitado de usuários e portanto uma quantidade reduzida de recursos, para a Internet 2.0 em que a interação do usuário na rede se massificou, fazendo com que ele se tornasse autor de seu conteúdo se abrindo novas oportunidades de estudo e trabalho e já batendo na porta a Internet 3.0 permitindo que as máquinas interajam com os usuários e a rede focando na Inteligência artificial, permitiu a aquisição de novas prática de ensino e estudo on-line. Essas práticas virtualizadas da educação é pautada de um novo olhar e uma nova forma de aprender e estudar, mas os desafios para essa nova realidade são muitos e precisam ser sanados para o alcance do sucesso nos estudos on-line.

A percepção de que estudar é estudar não importando em que ambiente se está inserido leva a reflexão que é necessário tempo para conclusão e concepção das atividades propostas, cada um pode organizar o seu tempo para o estudo on line. A utilização de uma nova plataforma também é um gargalo para quem deseja fazer esse tipo de curso, o uso de suas ferramentas requer disciplina e organização. Segundo Moran (2012, p. 125) “[...] A conectividade abre possibilidades muito variadas de aprendizagem personalizada, flexível, ubíqua, integrada.” Ainda se tem a ideia de que um curso on-line traz facilidades não encontradas em um curso presencial, o que não é verdade, a grande vantagem de um curso on-line é pleitear práticas diferentes com um universo variado de pessoas, a troca é fundamental para bons resultados.

Nesse contexto, entende-se que o uso de estratégias são fundamentais para a persistência e permanência no curso inserido, que apesar do curso a distância nos premiar com a flexibilidade de horários é necessário seguir as estratégias desenvolvidas, a disciplina e organização são de suma importância.

Referências

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª  ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 174p.

SIBÍLIA, Paula. Redes O paredes: La escuela em tiempos de dispersión. 1ª ed. – Buenos Aires: Tinta Fresca, 2012. 213 p.

WEISS, Alba Maria Lemme; CRUZ, Mara Lúcia R.M. da. A informática e os problemas escolares de aprendizagem. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (269.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com