TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Memória Virtual

Por:   •  3/12/2015  •  Monografia  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual o propósito da utilização de memória virtual? Como ela é implementada? Executar programas que excedem a capacidade da memória fisica. Sua implementação é dada peala divisão de espaço de endereçamento em porções de memória que são parcialmente mantidas em regiões da memória RAM e do disco.

2) Qual a diferença entre a paginação simples (vista anteriormente) e a paginação por demanda? A paginação simples carrega todas páginas lógicas de um processo para a memória física, ou seja, uma entrada válida na tabela de páginas para cada página do processo. Na paginação por demanda, como o nome diz, há a demanda do processo para quais páginas carregar para a tabela de páginas.

3) Qual a relação existente entre a arquitetura dos processadores de uso habitual (32 e 64bits) e a capacidade de endereçamento desses PCs? Qual desdobramento se tem em se tratando de memória virtual? Processadores de 32bits tem capacidade de endereçamento de 4GB, já os de 64bits possuem 2^64. A utilização da memória virtual possibilita que seja utilizado a capacidade real do processador.

4) O que é o princípio da localidade e por que ele é importante para memória virtual? O princípio da localidade profetiza que a change de um dado ser acessado é maior se ele tiver sido utilizado recentemente. Importante para deixar mais memória disponível.

5) Explique o processo através do qual, em um sistema por paginação sob demanda, um endereço virtual de um processo é traduzido para um endereço real na memória RAM. Através da utilização de uma tabela de páginas (que contém endereços lógicos e virtuais)é possível que o processador encontre as páginas necessárias.

6) Dado um sistema que atua através de paginação sobre demanda, quais seriam os elementos padrão de serem encontrados nas tabelas de páginas dos processos desse sistema? Memória principal e espaços de enderaçamento virtuais.

7) Considere um S.O que implementa gerência de memória virtual por paginação, com quadros de 2Kb (Kbits). Temos a tabela abaixo, representando o mapeamento de páginas de um processo.

Responda então:

a. Onde, na memória física (endereço físico), se situa uma variável que se encontra na página 2 do processo? Considere que a variável está contida nos primeiros bits do quadro. 204800

b. Agora diga qual o endereço físico de uma variável que tenha deslocamento 10, na página 3: 20490

c. Quais páginas do processo estarão na memória ? 2 e 3

8) Defina um erro por falta de página. Quando ocorre? Quais as implicações de uma elevada taxa de page faults em um sistema? Ocorre quando a página não está na memória e há a tentativa de acesso. Implica em problemas de desempenho de uma aplicação.

9) Quando se faz necessária a utilização de políticas de substituição de páginas? Quando não há slots vago na memória e é necessário fazer o swap de uma página por outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com