TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de CG

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

O que são placas gráficas? Quais as utilidades de um placa gráfica?

A placa gráfica conhecida também como placa vídeo ou acelerador gráfico, é encarregada de converter os dados numéricos em dados gráficos .
O papel da placa gráfica era inicialmente o envio de pixéis gráficos para um monitor, bem como um conjunto de manipulação de gráficos simples. Como por exemplo traçado de linhas, traçado de polígonos e etc. As placas gráficas atuais estão contam com processadores especializados no cálculo de cenários gráficos complexos em 3D e quanto mais memória de video melhor é a resolução e mais cores são possíveis de representar.

O que é uma API gráfica? Quais as mais utilizadas?

API, Interface de Programação de Aplicações, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.
Por exemplo, um sistema operacional possui uma grande quantidade de funções na API, que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados etc. Mas as APIs dos sistemas operacionais costumam ser dissociadas de tarefas mais essenciais, como a manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Essas tarefas são atributos do núcleo de sistema e raramente são programáveis. Outro exemplo são programas de desenho geométrico que possuem uma API específica para criar automaticamente entidades de acordo com padrões definidos pelo utilizador.
As mais utilizadas são o Open GL e o Direct X.

Quais as características da API gráfica?

As API’s gráficas servem para enviar os comandos para a placa gráfica para que ela possa executar as aplicações gráficas, se a placa gráfica não tiver as funcionalidades de hardware a API gráfica faz o processo na aplicação.

O que é renderização?

Renderização é um processo no qual se obtém o produto final de um processamento digital. Este processo aplica-se essencialmente em programas de modelagem 2D e 3D por exemplo 3ds Max, Adobe Photoshop, softwares de áudio como Logic Pro e vídeo como Adobe Premiere, Sony Vegas e etc.

O que é front buffer e back buffer?

O OpenGL manipula dados de pixel em um framebuffer . O framebuffer consiste em um conjunto de buffers lógicos : cor, profundidade , acumulação e buffers de estêncil . O próprio buffer de cores é composto por um conjunto de buffers lógicos ; este conjunto pode incluir um front- esquerdo, um front- direito , um back- esquerda, um back- direita, e algum número de buffers auxiliares. O OpenGL suporta buffer duplo de imagens. Esta é uma técnica em que um aplicativo desenha pixels para um buffer fora da tela, e então, quando a imagem está pronta para exibição , copia o conteúdo do buffer fora da tela para um buffer na tela. Double buffering permite mudanças de imagem lisos , que são especialmente importantes para imagens animadas .
Dois buffers de cores estão disponíveis para aplicativos que usam o buffer duplo : um buffer de frente (front buffer)  e um buffer de fundo (back buffer). Por definição, os comandos de desenho são dirigidos para a memória back buffer , ao passo que o front buffer é exibido no ecrã .
A implementação genérica usa um bitmap independente de dispositivo (DIB ) como o buffer de fundo ea apresentação da tela como o buffer frontal . Dispositivos de hardware e seus drivers podem usar diferentes abordagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com