TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios sobre estrutura dos dados

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que são Listas Encadeadas?

Uma lista encadeada é uma representação de uma sequência de objetos, todos do mesmo tipo, na memória RAM do computador. Cada elemento da sequência é armazenado em uma célula da lista: o primeiro elemento na primeira célula, o segundo na segunda e assim por diante.

2- Diferencie Listas Singularmente Encadeadas das Duplamente Encadeadas.

Uma lista singularmente encadeada requer que cada item de informação contenha um elo com o próximo elemento da lista, e a duplamente encadeada trabalha com dois elos.

3- O fato de uma lista Duplamente Encadeada ter dois elos em lugar de um tem duas vantagens. Quais?

Duplamente encadeada tem duas vantagens principais. Primeiro a lista pode ser lista em ambas as direções, como em um banco de dados permite ao usuário varrer em ambas as direções e a segunda só tem vantagem em caso de falha de equipamento, se um dos eles tornar-se invalido a lista pode ser reconstruída com o outro.

4- Programas consistem em duas coisas: Algoritmos e Estruturas de Dados. Um bom programa é a combinação de ambos. Neste contexto, defina Estrutura de Dados.

As estruturas de dados definem a organização, métodos de acesso e opções de processamento para a informação manipulada pelo programa.

5- Em se tratando de Filas, defina FIFO.

FIFO é a sigla em inglês para First in, first out, que no idioma português quer dizer que o primeiro [produto] a entrar no armazém deve ser também o primeiro a sair, com o objetivo de evitar a perda por vencimento da mercadoria.

6- Qual é a função das ações qstore e qretrieve?

Qstore (inserir elemento) e qretrieve (excluir elemento).

7 - Fale sobre as três possíveis situações (propriedades) de uma Fila (ipos/fpos).

Singularmente encadeada, duplamente encadeada e fila circular.

8 - Explique a necessidade da utilização de uma Fila Circular.

Para eliminar o relativo desperdício de tempo da fila sequencial, ocasionado pelos deslocamentos dos elementos das filas às primeiras posições, utilizamos as filas circulares. Neste tipo não há preocupação para quando o último elemento da fila atinge a posição máxima do vetor, pois o algoritmo implementado adquire o conceito de “circularidade”, onde a última posição é adjacente à primeira. Dessa forma, são os ponteiros, e não os elementos da fila que se movem em direção ao início do array.

Nomes: Jayme, Laysson.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com