TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRAMEWORKS PARA PLATAFORMA WEB

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

FRAMEWORKS PARA PLATAFORMA WEB

Neste trabalho e realizado uma breve apresentação de frameworks para a plataforma Web. Na apresentação contém descrição, características e vantagens de cada framework.

.

Contextualização

Devido ao crescimento acelerado da Internet e, consequentemente, as facilidades que a mesma oferece, muitas empresas decidiram migrar de seus sistemas Desktop para sistemas Web. Esta migração em grande escala fez com que o desenvolvimento Web também crescesse para atender essa demanda e, com isto, as empresas que decidiram investir nessa migração tiveram vantagens como: Disponibilizar serviços a um maior número de pessoas;

Expandir o horizonte da empresa graças ao maior alcance da Internet.

Porém, era necessário que as formas de desenvolvimento Web também evoluíssem, pois ainda eram usadas técnicas que não proporcionavam a produtividade esperada, e um sistema Web era considerado muito complexo de desenvolver, afinal, as ferramentas de programação para essa plataforma não eram muito eficazes em relação às seguintes características: confiabilidade, produtividade, facilidade de desenvolvimento e o principal, reusabilidade. Em paralelo a essa necessidade, um padrão usado em smalltalk nos anos 80 voltou a ser utilizado, o MVC (Modelo-View-Controller ou Modelo-Visão-Controle), onde os programadores criam interfaces e 15 telas, acesso à dados e lógica de negócios de forma independente, o que notou-se uma forma eficiente de se desenvolver aplicativos Web.

A importância de usar frameworks também é notada ao seguir o modelo

MVC, porque, sem frameworks fica praticamente impossível utilizar corretamente esse modelo, usando Java EE (Enterprise Edition) como exemplo, é possível seguir esse modelo usando Java Server Pages para a criação do layout de páginas na camada de visão; usar um banco de dados conectado ao JDBC para a camada de modelo. No entanto, a camada de controle não é possível criá-la independentemente das outras camadas, ou seja, para desenvolver a camada de controle puramente em Java EE seria necessário usar código correspondente a lógica de negócios em todas as páginas JSP (Java Server Pages) o que não torna a aplicação independente entre camadas, pois assim a camada de visão estaria sobre a camada de controle o que em manutenções futuras seria um agravante, pois para uma simples alteração no layout da página poderia afetar o código referente a camada de controle justamente por eles encontrarem-se no mesmo arquivo.

Com a criação de novas ferramentas e padrões de desenvolvimento tornou-se mais fácil desenvolver sistemas, pois atualmente, as ferramentas também evoluem na mesma proporção que a demanda por esse tipo de sistema.

Seguindo esta evolução, estruturas que apoiam a reutilização foram propostas para facilitar o desenvolvimento de projetos voltados a Web, conhecidos como frameworks. Dentre os frameworks desenvolvidos para aplicações Web destacam-se os tipos: framework de suporte, framework de aplicação, framework de domínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com