TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases de desenvolvimento de um Sistema Computacional

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 13

Fases de desenvolvimento de um Sistema Computacional

Antes da identificação de casos de uso precisamos fazer alguns procedimentos da engenharia de requisitos como: fazer entrevistas com o cliente e usuários. Esses clientes e usuários devem descrever suas atividades e com essas descrições montamos o cenário atual.

Começamos fazendo uma descrição natural, porém bem detalhada em ordem sequencial das funções realizadas no dia a dia de cada setor:

Cenário:

O administrador chega, entra e liga seu computador e inicializa seu sistema e liga o ponto eletrônico. Todos os funcionários passam pelo ponto, entram e cada um vai para o seu setor e ligam seus computadores.

O vendedor atende o cliente e digita os pedidos numa planilha eletrônica, passa o produto pela leitora que imprimi na tela o código do produto, nome, ele digita a quantidade e o sistema mostra o valor total, assina e entrega para um operador de caixa. Na falta do produto pedido pelo cliente, o vendedor anota o nome do produto e seu código de etiqueta na prateleira e entrega para o administrador. A venda não efetuada por falta de produto prejudica não só o dono da loja, mas também o vendedor, pois ele não é um funcionário assalariado e seu ganho é apenas em comissões e ajuda de custo.

O operador de caixa digita cada código dos produtos no sistema e a quantidade, ao final fala para o cliente o valor total, recebe do cliente o valor da venda e emite uma nota com autocópia contendo seu nome e o valor total da compra e entrega a nota para o cliente, depois anexa à autocópia da nota do caixa a via de pedido preenchida pelo vendedor. Quando o pagamento não é a vista outro procedimento é feito junto à leitora de cartões ou compensação de cheque, havendo também a necessidade de cadastrar o cliente caso seja sua primeira compra nessas condições.

O repositor geralmente é um dos operadores de caixa que se ocupa apenas de passar os produtos que chegaram para a loja quando houver entrega de produtos, passando-os pelo caixa, emiti uma nota para cada tipo de produto com seu valor total e entrega para o administrador e transfere os produtos para as prateleiras do estoque.

No fim do expediente o administrador calcula todas as entradas usando uma calculadora e comissões dos vendedores lançando numa planilha os valores de entrada do dia, os pagamentos de comissões.

Na primeira quinzena do mês o administrador lança os pagamentos adiantados a funcionários de caixa, fazendo o mesmo processo no final do mês, lançando a segunda parte dos pagamentos realizados a esses funcionários.

Com base no cenário criado pelas descrições, criamos um novo cenário, onde damos grande importância para as necessidades do cliente e usuários. Transferindo para o novo cenário algumas funcionalidades que antes não existiam e que podem completar ou melhorar o sistema, dando margem a novas ideias para a criação do novo sistema para a loja.

Novo Cenário:

Após o ligamento do computador e sistema Administrativo (SAD), uma catraca fará o papel de leitora de ponto eletrônico onde os operadores de caixa e vendedores devem usar seu cartão pessoal para liberar entradas e saídas. Todas as movimentações do dia serão direcionadas para o setor administrativo. Para controle total de toda movimentação todos os funcionários e vendedores terão um cartão pessoal com código de barras para ter acesso desde a catraca aos sistemas da loja.

O Sistema Administrativo (SAD) é o sistema principal e deverá receber notificações de todos os outros sistemas da loja. Ele deverá cadastrar os usuários principais, os funcionários e vendedores. Ele também poderá definir valor de comissões dos vendedores para o Sistema de Vendas (SV) e realizar consultas gerais em todos os sistemas da loja. Terá acesso permitido apenas para usuários cadastrados do setor administrativo, incluindo o usuário secundário caso o usuário administrativo não esteja presente, ou caso seja necessário dar acesso ao sistema.

O setor de estoque possuirá um Sistema de Controle de Estoque (SCES) que poderá ser acessado em qualquer computador de Caixa e será abastecido utilizando leitora de código de barras. Ele deve emitir avisos quando o estoque estiver chegando ao seu limite. Enviar mensagens de notificação para o sistema administrativo (SAD) e sistema de vendas (SV) quando o estoque estiver atingindo seu limite estipulado. Dentro do sistema de controle de estoque haverá uma área para separação de quantidades de produtos que irão para a prateleira. O sistema irá calcular e notificar quando a prateleira estiver desabastecida. Ao abastecer as prateleiras o próprio sistema vai calcular o estoque, enviando mensagens aos sistemas interligados. Este sistema terá acesso permitido apenas para funcionários e usuários cadastrados do setor administrativo, incluindo usuário secundário e um usuário do setor de caixa autorizado.  

O setor de caixa terá um Sistema de Controle de Caixa (SCX) que deve fazer operações matemáticas necessárias. Terá acesso permitido apenas para funcionários e usuários cadastrados do setor de caixa, administração e usuário secundário.

O setor de vendas terá um Sistema de Vendas (SV) que conterá formulários eletrônicos que receberão dados dos produtos passados pela leitora de código dos produtos vendidos e fazer cálculos matemáticos. Terá acesso permitido apenas para funcionários e usuários cadastrados do setor de vendas e administração. Eles poderão consultar quantidade de produtos no sistema de estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (308.8 Kb)   docx (206.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com