TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases do sistema educacional

Artigo: Fases do sistema educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas:

1º) O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização. O treinamento e o desenvolvimento, apesar de suas diferenças, são formas de desenvolver pessoas. Conforme ressalta Borges-Andrade (2002), as ações de treinamento visam produzir melhorias no desempenho das pessoas, enquanto as ações de desenvolvimento são mais abrangentes, compreendendo aspectos que vão além do desempenho no trabalho e estão relacionadas ao crescimento dos treinandos.

Os programas de educação correspondem aos cursos técnicos, profissionalizantes assim como os de graduação e pós-graduação, sendo geralmente de média e longa duração. Já o desenvolvimento tem por objetivo a qualidade de vida no trabalho, e inclui em suas atividades palestras, cursos, seminários, oficinas entre outros. O treinamento, por sua vez compreende às ações educacionais de curta e média duração que objetivem melhorias imediatas de desempenho. A instrução inclui orientações com base em objetivos instrucionais e, em geral, é realizada com apoio de cartilhas, roteiros, manuais etc. Por fim, a Informação apenas refere-se às ações educacionais de curta duração, desde aulas, a manuais e roteiros.Nesse contexto, as ações de treinamento e desenvolvimento não estão focadas apenas no colaborador, mas também na estrutura organizacional, visto que este processo de aprendizagem visa uma alteração positiva do comportamento do profissional direcionada aos requisitos físicos e psicológicos do cargo e da organização.

A avaliação de necessidades é uma das fases mais importantes de um sistema instrucional, porque eventuais falhas nessa fase repercutem negativamente nos demais subsistemas de TD&E de planejamento, execução e avaliação de efeitos,pois, treinamento é uma maneira de desenvolver e qualificar os profissionais, estimulando a motivação, capacitando para novos cargos, funções e responsabilidades, promovendo seu desenvolvimento e crescimento profissional e conseqüentemente da organização aumentando o capital intelectual organizacional disponibilizando conhecimento para que a empresa acompanhe o desenvolvimento global.

2º) A avaliação de desempenho é um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em determinado período e área específica (conhecimentos, metas, habilidades, atitudes, entre outras).Este tipo de análise foi criado basicamente para acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos empregados durante sua permanência na organização, especificamente para medir o seu nível de CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes).O mais importante não é o nome que a avaliação de desempenho recebe, mas como ela é aplicada e como os resultados obtidos são utilizados pela organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com