TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Comunicação de Dados

Por:   •  1/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                                                                                                                 Rodrigo Pereira de Souza                                                                                                                             Tiago de Olinda Silva

Questionário: Fundamentos da Comunicação de Dados.

  1. Estabeleça a diferença entre dados analógicos e dados digitais, com seu relacionamento com os sinais analógicos e digitais.

Os dados analógicos assumem valores contínuos em algum intervalo. Por exemplo, voz e vídeo são padrões de intensidade continuamente variáveis. A maioria dos dados coletados por sensores, como temperatura e pressão, é avaliada continuamente. Os dados digitais assumem valores discretos alguns exemplos são o texto e os dados binários.

Em um sistema de comunicação, os dados são propagados de um ponto a outro por meio de sinais eletromagnéticos. Um sinal analógico é uma onda eletromagnética continuamente variável que pode ser transmitida por diversos meios, dependendo da frequência. Um sinal digital é uma sequencia de pulsos de voltagem que podem ser transmitidos sobre um meio de fio, por exemplo, uma voltagem positiva constante pode representar 0 binário, e um valor negativo constante pode representar 1 binário. As principais vantagens da sinalização digital são que ela geralmente é mais barata do que a sinalização analógica e é menos suscetível a interferências de ruído. A principal desvantagem é que os sinais digitais sofrem mais de atenuação do que os sinais analógicos. Tantos os dados digitais quanto os analógicos podem ser representados e, portanto, propagados por sinais analógicos ou digitais.

Dados digitais, sinal digital: Em geral, o equipamento para codificar dados digitais em um sinal digital é menos complexo e menos caro do que o equipamento para codificar dados digitais em um sinal digital é menos complexo e menos caro do que o equipamento digital para analógico.

Dados analógicos, sinal digital: A conversão de dados analógicos para a forma digital permite o uso de modernos equipamentos digitais de transmissão e comutação.

Dados digitais, sinal analógico: Alguns meios de transmissão, como fibra óptica e satélite, propagarão apenas sinais analógicos. Dados analógicos, sinal analógico: Os dados analógicos são facilmente convertidos em um sinal analógico.

  1. Escreva sobre a função do modem.

O Modem converte uma série de pulsos de voltagem binários em um sinal analógico que modula uma frequência de portadora. O Sinal resultante ocupa um certo espectro de frequência, centralizado na onda portadora e pode ser propagado através de um meio apropriado a essa onda portadora. Os modems mais comuns representam dados digitais no espectro de voz, permitindo, assim, que dados digitais sejam propagados por linhas telefônicas de voz comuns. No outro lado da linha, um modem demodula o sinal para recuperar os dados originais.

  1. Explique o que são transmissões analógica e digital.

A transmissão analógica é um meio de transmitir sinais analógicos independentemente do seu conteúdo; os sinais podem representar dados analógicos (como voz) ou dados digitais (como dados que passam por meio de um modem). Em qualquer caso, o sinal analógico sofrerá atenuação, o que limita a extensão do enlace de transmissão. Para obter distâncias mais longas, o sistema de transmissão analógica inclui amplificadores que aumentam a energia no sinal. Infelizmente, o amplificador também amplifica os componentes do ruído. Com amplificadores instalados em cascata para obter longa distância, o sinal se tona cada vez mais distorcido.

A transmissão digital, por outro lado, está voltada para o conteúdo do sinal. Já mencionamos  que um sinal digital pode ser propagado apenas a uma distância limitada antes da atenuação comprometer a integridade dos dados. Para conseguir distâncias maiores, utilizam-se repetidores. Um repetidor recebe o sinal digital, recupera o padrão de 1s e 02 e retransmite um novo sinal. Portanto a atenuação é solucionada.

  1. Escreva sobre os tipos de modulação de sinais analógicos para dados digitais.

Modulação de amplitude (AM), a amplitude da onda portadora varia com o padrão do sinal de modulação. Da mesma forma, a modulação de frequência (FM) e a modulação de fase (PM) modulam a frequência e a fase de uma onda portadora, respectivamente.

  1. Escreva sobre os modens de voz, a cabo e ADSL.

Os modens de classe de voz são projetados para a transmissão de dados digitais através de linhas telefônicas comuns. Portanto, os modems fazem uso da mesma largura de banda disponível para sinais de voz.

Os modens a cabo permite acesso à Internet por meio de redes de televisão a cabo. O setor de TV a cabo foi o primeiro líder a fornecer acesso da alta velocidade para fins domésticos. Na central de cabo ou vinculado por uma linha de alta velocidade, está o provedor de serviços de Internet (ISP). Em geral, a empresa de cabo oferece seu próprio provedor de Internet, mas também pode fornecer enlaces para outros provedores. Da central, a empresa de cabo estende uma rede subterrânea de linhas de fibra e cabo coaxial que pode alcançar cada casa e escritório em sua região de operação. Tradicionalmente, utiliza-se esse sistema para distribuir um canal de dados ao assinante e para fornecer um canal reverso do assinante para a central. Os canais nos dois sentidos usados para transmissão de dados são compartilhados entre inúmeros assinantes, que usam uma técnica de multiplexação de divisão de tempo. Dentro da casa ou no escritório do assinante, um “splitter” é usado para direcionar os sinais de televisão comuns para uma televisão e o canal de dados para um modem de cabo, que pode servir a um PC ou a uma rede de PCs.

Um modem ADSL demodula o sinal de dados para o PC. No telefone, um microfiltro passa o sinal de voz de 4khz. Os sinais de dados e voz são combinados na linha de par trançado mediante técnicas de multiplexação de divisão de frequência.

  1. Explique as transmissões síncronas e a assíncronas.

Dois métodos de sincronização entre o transmissor e o receptor.

Transmissão assíncrona. A estratégia desse esquema é evitar o problema de falta de sincroniza, não enviando fluxos de bits longos ininterruptos. Em vez disso, os dados são transmitidos mediante um caracter de cada vez, em que cada caractere possui 5 a 8 bits de tamanho. A sincronização só precisa ser mantida dentro de cada caractere; o receptor tem a chance de re-sincronizar no início de cada caractere.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (70.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com