TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA CONEXÃO DE DADOS EM REDE

Por:   •  15/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

2. FUNDAMENTOS DA CONEXÃO DE DADOS EM REDE

2.1 PROTOCOLO

Protocolo é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais, isto é, um aglomerado de normas e procedimentos a ser respeitado para enviar/receber dados em uma rede. É através dos protocolos que é possível a comunicação entre um ou mais computadores.

Existem diversos tipos de protocolos de rede, variando de acordo com o serviço a ser utilizado. Alguns protocolos serão específicos na troca de arquivos como por exemplo o FTP, outros serão capazes de gerenciar o status da comunicação e os erros como o protocolo ICMP.

Uma das funções dos protocolos é pegar os dados que serão transmitidos pela rede, dividir em pequenos pedaços chamados pacotes, na qual dentro de cada pacote há informações de endereçamento que informam a origem e o destino do pacote. É através do protocolo que as fases de estabelecimento, controle, tráfego e encerramento, componentes da troca de informações são sistematizadas.

Os protocolos aplicados na Internet fazem parte de uma serie de protocolos, ou seja, um agregado de protocolos, que se chama TCP/IP.

Segue alguns exemplos de protocolos TCP/IP :

HTTP - Protocolo de Transferência de Hipertexto,comunicação pela internet (www).

FTP - Protocolo de Transferência de Arquivos,transferência de arquivos pela internet.

ARP - Protocolo de resolução de endereço,encontra o endereço da camada de ligação por exemplo, Ethernet.

IP - Protocolo de internet,identifica dispositivos conectados na internet.

TCP - Protocolo de controle de transmissão,verifica erros de envio de dados.

SMTP - Protocolo de transferência de correio simples,envio de emails.

Geralmente, os protocolos são classificados em duas categorias, dependendo do nível de controle dos dados que desejamos:

Os protocolos orientados para a conexão: são protocolos que operam um controle de transmissão dos dados durante uma comunicação estabelecida entre duas máquinas. Em tal esquema, a máquina receptora envia avisos de recepção durante a comunicação, assim, a máquina emissora é fiadora da validade dos dados que envia. Os dados são enviados na forma de fluxo. O TCP é um protocolo orientado para a conexão.

Os protocolos não orientados para a conexão: é um modo de comunicação no qual a máquina emissora envia dados sem prevenir a máquina receptora, e a máquina receptora recebe os dados sem aviso de recepção da primeira. Os dados são enviados sob a forma de blocos, chamados de datagramas. O UDP é um protocolo não orientado para conexão.

2.2 PORTAS

Uma porta é um software de aplicação específica ou processo específico servindo de ponto final de comunicações em um sistema operacional hospedeiro de um computador. Uma porta tem associação com o endereço de IP do hospedeiro, assim como o tipo de protocolo usado para comunicação.

Podemos executar inúmeros programas TCP/IP ao mesmo tempo na Internet, utilizar diversos navegadores simultaneamente, baixar arquivos por FTP e navegar em páginas HTML, todos esses programas trabalham com protocolos diferentes uns dos outros, no entanto é preciso identificar as diferentes fontes de dados de modo a facilitar esse processo, cada aplicação dessas passa a ter um endereço próprio chamado de porta, esse endereço é codificado em 16 bits e é a junção do endereço IP mais a porta, formando assim um endereço chamado de socket, cujo é exclusivo no mundo.

O endereço IP diferencia um dispositivo dos outros na rede e a porta indica a aplicação dos dados, assim, ao receber informações o dispositivo irá identificar qual a porta destina e enviará os dados para a aplicação correta, tratando-se de uma solicitação destinada à aplicação, esta é denominada aplicação servidor. Ao se tratar de uma resposta, intitula-se de aplicação cliente.

Existem 65536 portas, já que são codificadas em 16 bits, com isso a IANA (Atribuição de Números da Internet ) criou uma atribuição padrão, de forma a auxiliar à configuração das redes.

As portas TCP mais utilizadas são as portas de 0 a 1023, que são reservadas para serviços mais conhecidos e utilizados, como servidores web, FTP, servidores de e-mail, compartilhamento de arquivos, etc. A porta 80, por exemplo, é reservada para uso de servidores web, enquanto a porta 21 é a porta padrão para servidores FTP. A porta "0" é reservada, por isso não entra realmente na lista.

Além do endereço IP, qualquer pacote que circula na Internet precisa conter também a porta TCP a que se destina. É isso que faz com que um pacote chegue até o servidor web e não ao servidor FTP instalado na mesma máquina.

E além das 65.536 portas TCP, temos o mesmo número de portas UDP, seu protocolo irmão. Embora seja um protocolo menos usado que o TCP, o UDP continua presente nas redes atuais pois oferece uma forma alternativa de envio de dados, onde em vez da confiabilidade é privilegiada a velocidade e a simplicidade. Vale lembrar que tanto o TCP quanto o UDP trabalham na camada 4 do modelo OSI. Ambos trabalham em conjunto com o IP, que cuida do endereçamento.

2.3 SOCKET 

O inicio da conexão por sockets vem de 1980, no momento em que a ARPA, entidade do governo estadunidense, viabiliza fundos monetários para que a Universidade da Califórnia em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com