TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Sistemas Operacionais - Unidade I - Resumo

Por:   •  28/5/2019  •  Resenha  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentos de S.O.s – Unidade 1 – Livro Texto

1 – Fundamentos

  1. – Nivelamento

Existe um processo quando um PC faz algo, é uma produção, entra um produto bruto e sai o produto final, para isso componentes lógicos e físico trabalham. Os componentes físicos são conhecidos com hardware e os lógicos como software. Não se traduz alguns termos para não atrapalhar a comunicação entre profissionais de tecnologia.

O hardware pode incluir o PC e seus componentes e periféricos e o software qualquer programa que instrui o hardware de como ele deve executar uma tarefa.

O S.O. é a parte lógica que controla todo hardware, quando usamos programas (software) eles estão se comunicando com o S.O. que executa as tarefas para uso dos componentes físicos do PC.

Quando Users usam um App baseado no ambiente Shell(interpretador de comandos) em modo texto, ou em ambientes GUI(graphic user interface) usando ícones, não estão de fato atuando diretamente no S.O..

Abstração

Cada componente físico do PC tem características para atender a seu propósito, porem temos dispositivos que fazem parte de um mesmo proposito, mas com estruturas diferentes devido a diversas tecnologias e estratégias de fabricantes.

Como por exemplo o modulo de impressão de editores de texto, temos diversos modelos de impressoras, conectores, se está no PC ou em rede isso deixaria qualquer programa complexo e pesado para o HD.

Entretanto temos uma via chamada S.O. que interliga o mundo lógico e o físico, a impressão é mandada para uma entidade lógica que representa uma impressora e cabe ao S.O. encaminhar para a impressora física os dados.

Sendo assim o S.O. deve definir interfaces abstratas, de acesso mais simples que de baixo nível, tornando apps independentes do hardware e também permite aos apps usar uma mesma interface para dispositivos diversos. Assim diferentes apps podem produzir impressão sem se preocupar com o modelo e compatibilidade da impressora.

Gerência

O S.O. gerencia o uso de recursos de hardware e administra disputas e conflitos, o uso de processadores deve ser distribuído pelos apps ativos para cada um executar suas funções no tempo certo, o mesmo ocorre com a memória ram.

A impressora só pode ser acessada por um app por vez, para isso o S.O. armazena temporariamente todas as saídas para impressora, criando uma fila(print jobs) atendidos de forma sequencial(FIFO, First In First Out). Se dois apps tentassem imprimir ao mesmo tempo poderia misturar as linhas de texto na impressão.

  1. – História

O inglês Charles Babbage projetou o 1º computador de uso geral, “a máquina analítica”, usaria partes não disponíveis tecnologicamente na época, por isso nunca foi construída.

  1. – 1ª Geração (1945-1955) Válvulas

Na universidade de Iowa, de 1937 a 1942, John Atanasoff e seu aluno Clifford Edward Berry, criaram o 1º computador eletrônico (Atanasoff-Berry Computer), são considerados pais dos computadores modernos.

Em 1941, Konrad Zuse, em Berlim construiu o computador Z3, 1º eletromecânico de relés.

O Colossus foi um computador eletrônico usado por ingleses para decifrar mensagens alemãs na 2ª Guerra, era o 1º programável, usava válvulas térmicas para executar cálculos.

Howard H. Aiken foi o engenheiro principal do ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator) chamado de Mark I, montado pela IBM e enviado pra Harvard em fevereiro de 1944.

John William Mauchly e seu aluno John Presper Eckert com o Governo dos EUA, construíram na universidade da pensilvania, o 1º computador eletrônico, o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Computer).

Todos esses computadores eram primitivos e levavam segundos para executar o cálculo mais simples, um mesmo grupo projetava, construía, programava, operava e realizava a manutenção, a programação era feita ligando conectores em painéis, nesta geração não tinha linguagem e nem S.O.

Em 1950, maquinas perfuradoras de cartões permitiram escrever programas nos cartões e lê-los, assim avançando o processo.

  1. - 2ª Geração (1955-1965) Transistores e Sistemas em lote (batch)

Em 1950 foram introduzidos os transistores, causando uma revolução. Houve também a criação da organização estruturada por funções, separava entre projetistas, fabricantes, programadores e técnicos de manutenção, as maquinas ainda eram maiores comparadas as atuais.

Os computadores de grande porte (mainframes) eram instalados em salas planejadas e operados por equipes altamente capacitadas para época, pelo valor elevado só grandes entidades tinham, para programas serem executados, eram escritos em papel e depois perfurados em cartões, então levados a sala de entradas aonde o operador alimentava a máquina leitora e assim obtinha a saída impressa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com