TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GOVERNANÇA DE TI

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema de Gestão da Qualidade

3- A visão e os valores

O Banco Pioneiro de Investimentos (BPI) foi fundado em 2005 na cidade de São Paulo. O principal negócio do banco é a gestão estratégica de recursos em renda variável com foco nos clientes de classe média, e os clientes de classe alta.

Sabemos também que o BPI pretende se tornar uns dos maiores investidores de ações brasileiras, reunindo os recursos de muitos brasileiros, ainda pouco acostumados e aculturados ao investimento no mercado de capitais. O BPI tem a visão de ser reconhecido pela credibilidade, pela inovação e pelo crescimento sustentável, colocando-se entre as 10 melhores instituições financeiras do país até 2016. Os valores do BPI é o foco em resultados, cumprimento de metas e melhoria contínua de processos, ética nos negócios, conhecer o cliente, pessoas fazem a diferença, constante inovação tecnológica, respeito a normas e governança.

3-1 Um pouco Sobre Qualidade

Vamos conhecer um pouco o que é Qualidade. Alguns dos principais teoricos da Qualidade como: Deming, Feigenbaum, Crosby,Juran e Ishikawa, cada um tem sua visão sobre Qualidade, mas vamos sitar os pontos que estes grandes teoricos e autores, tem em comum sobre qualidade: Compromisso da alta

administração, política de aperfeiçoamento contínuo, treinamento em todos os níveis, padronização de procedimentos, participação na resolução de problemas, integração nos níveis horizontal e vertical, constância de propósitos.

Agora que já sabemos um pouco do Banco Pioneiro de Investimentos, e um pouco de Qualidade.  Nós da área de  TI, vamos implementar um Sistema de Gestão de Qualidade, com esse sistema temos o foco de trazer qualidade diariamente para os 30 funcionários de TI, para todos os funcionarios do BPI, para todos os profissionais que ajudam na estrutura organizacional do BPI, os contribuintes, acionistas, e os clientes.

3-2 Indicadores da Qualidade

Para que um serviço venha ter qualidade é preciso que seja constantemente medido e gerenciado, claro que não tem como medir os serviços pois eles são intangíveis. Mas Segundo Sink e Tutle (1993), é impossível gerenciar de modo eficiente aquilo que não pode ser medido. Carvalho et al (2005) esclarecem que “[...] de modo bastante amplo, podese definir um indicador da qualidade como uma informação bem estruturada que avalia componentes importantes de produtos, serviços ou métodos de produção”.

A etapa de definições de indicadores e as estapas do entendimento e planejamento, nos fornecem um sistema de visualização do funcionamento e detalhamento da GQ e de cada processo em geral.  Também iremos adotar as normas NBR ISO 9000,NBR ISO 9001, NBR ISO 9004, e NBR ISO no BPI, essas normas vão trazer mudanças com qualidade, com grandes resultados de serviços, é um processo de mudanças e aprimoramento no Banco Pioneiro de Investimentos.

 3-3 Etapas

Listamos etapas para os indicadores:

1-  Auxiliar os profissionais de TI, para um processo de mais eficiencias e assertivos.

2- Para cada processo identificado, dar o objetivo específico do mesmo;

3- Analisar as causa e efeitos decorrentes  dos seviços.

3-4 Executação das Etapas

 Podemos usar o Ciclo PDCA  para etapa 1:

Imagem 1 fonte: 15/09/2015[pic 1]

Com o ciclo PDCA os profissionais, vão poder planejar, executar, controlar, verifica e agir de um forma bem processada, essa ferramenta vai auxiliar eles para qualquer tomada de decisão de qualquer projeto, garantindo uma boa qualidade desde o pensamento de cada ideia e projeto à sua execução.

Etapa 2 Gráfico de Pareto:

Imagem 2 fonte: 15/09/2015[pic 2]

O gráfico Diagrama de Pareto permite e mostra os problemas identificados nos itens e processos. A clase que cada um possuem na ordém do número de ocorrêcias, a visualização dos elementos que compõem cada problema, e mostra a prioridadade e urgência de cada intem e processo.

Etapa 3 o Diagrama de Ishikawa:

[pic 3]

imagem 3 fonte: 15/09/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (230.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com