TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança TI

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

___________________________________________________________________________

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA

Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Alessandro Geraldo Cordeiro

Michele Fernanda Barcelos

Comparativo entre COBIT e ITIL

Gestão e Governança de Tecnologia da Informação

Americana, SP

2015

RESUMO

O presente texto conceitua... (o resumo é a síntese dos pontos relevantes do trabalho, em linguagem clara, concisa e direta. Ele transmite informações e fornece elementos para que o leitor decida sobre a consulta do texto completo. Deve apresentar resumidamente o objetivo do trabalho, a metodologia desenvolvida, os resultados alcançados e a conclusão). Escrito com, no mínimo, 150 e, no máximo, 500 palavras, utilizando o verbo na voz ativa e na 3a pessoa do singular.

Palavras Chave: colocar três palavras que podem ser usadas para indexação do trabalho separadas por ponto e vírgula (;). Elas devem apesar no trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo globalizado onde as fronteiras físicas têm sido ultrapassadas com o uso da tecnologia e onde o domínio e a melhor utilização dessa tecnologia pode ser o fator determinante para alcançar o objetivo comum das pequenas e grandes empresas: “Excelência”.

Porém torna-se praticamente impossível falar em excelência nos processos de gestão de TI sem se falar em Governança de TI e nas ferramentas que ela oferece para que alcancemos esse objetivo. Atualmente os modelos de gestão mais difundidos são o ITIL e o COBIT.

Mesmo pertencendo ao universo de TI sem sombra de dúvida há muitos questionamentos e indagações a respeito desses dois modelos e perguntas como: Qual seria o melhor modelo? Ou Esses dois modelos podem ser combinados?

Baseados em questionamentos como estes, o objeto do nosso estudo será a comparação dos aspectos mais relevantes entre os modelos ITIL e COBIT.

2 GOVERNANÇA EM TI

Governança em TI ou Governança em Tecnologia da Informação é segundo Research (2006) um “processo pelo qual decisões são tomadas sobre os investimentos em TI, o que envolve: como as decisões são tomadas, quem toma as decisões, quem é responsabilizado e como os resultados são medidos e monitorados” (RESEARCH, 2006).

TI é se suma importância para uma empresa tanto para sua gestão como para o seu crescimento, uma empresa que recusa investir ou não controla bem sua área de TI não tem bom desempenho em relação as suas concorrentes.

Para o ITGI (Information Technology Governance Institute – Instituto de Tecnologia e Gestão da Informação) “governança de TI é de reponsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização”. É demostrada na figura 1:

Figura 1 - Governança de TI

Fonte: ITGI - Information Technology Governance Institute

Para aja sucesso no uso da governança de TI é o estabelecimento de varias processos a serem seguidos para que assim sejam tomadas decisões certas. Um desses processos é a de transparência das decisões e a ética, ou seja, que seja informado porque, para que, como vai ser e qual o proposito da decisão.

Governança de TI faz parte da governança empresarial que segundo Santos e Baruque (2010), é “um sistema através do qual as entidades são dirigidas e controladas. [...]. A governança empresarial deve, portanto, dirigir e contribuir para o estabelecimento da governança de TI”. (SANTOS; BARUQUE, 2010, p.15).

Na figura 2 mostra como governança de TI e governança empresarial não podem ser considerada organizações separadas e isoladas e sim um estrutura geral.

Figura 2 - Dimensões da Governança

Fonte: Santos e Baruque, 2010, p. 15.

O TCU (Tribuna de Contas da União) resume as principais extensões da governança de TI como sendo as demostradas na figura 3:

Figura 3 - Extensões da Governaça de TI

Fonte: TCU - Tribuna de Contas da União

Alinhamento Estratégico: Garantir que os negócios, as operações, as entregas da Ti, estejam todos alinhados com planos de Ti e da organização;

Entrega de Valor: Garantir que os benefícios previstos pela TI estejam sendo alcançados

Gestão de Risco: Definição dos riscos e que seja de conhecimento de todos, para a geração de planos e estratégias pra minimiza-los.

Gestão de Recursos: Controle dos recursos importantes de TI como recursos humanos e recursos tecnológicos (infraestrutura, aplicações e etc.).

Mensuração de Desempenho: Acompanhar, monitorar a implementação da estratégia, desenvolvimento de projetos, uso dos recursos e entrega dos serviços.

Figura 4- Resumo da Governança de TI

Fonte: TCU - Tribuna de Contas da União

3 COBIT

COBIT – Control Objectives for Information and related Technology é um framework da governança de TI que ajuda a entender e gerenciar os riscos e benefícios associados á TI para que estejam de acordo com os objetivos da empresa.

E tem como missão pesquisar, desenvolver, publicar e promover um modelo de controle que é sempre atualizado e internacionalmente reconhecido para ser adotado por organizações e utilizado no dia-a-dia por gerentes de negócios, profissionais de TI e profissionais de avaliação.

O COBIT foi desenvolvido para três tipos de públicos:

• Administradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com