TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DO COBOL

Por:   •  21/4/2015  •  Tese  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 4

Paradigmas de

Linguagem de Programação

Cobol

Professor – Roberto Deb Bittar

Lucas Julio Teixeira – RA:1587946428

Caleb Campos Chagas – RA:909486176

Leonardo Balagão Peixoto – RA:2485819401

Gildazio Batista Silva – RA: 1577148027

Daniel Oliveira de Melo – RA: 2485802920

Talisson Cleofas Pereira dos Santos – RA:1571190689

A Linguagem:

COBOL é uma linguagem de programação que teve origem em 1958 e que até hoje e usado firmemente no mercado mundial. Muitas empresas e financeiras como bancos, seguradoras, montadoras e indústrias utilizam o Cobol para controlar sua imensa gama de informações. Uma das suas maiores vantagens e que e um programa facil de aprender, pois sua sintaxe é muito próxima de palavras básicas da língua inglesa como: move / open / close / read. Desde que foi criado e praticamente como nasceu, sem muitas mudanças ou muitas implementações facilitando muito o dia-a-dia dos programadores COBOL. O Cobol e uma linguagem comercial de fácil uso, de simples manutenção por se auto documentar. Por trabalhar em ambiente MAINFRAME dificulta muito a invasão de hackers. O COBOL processar com muita velocidade e segurança grandes bases de dados como uma tabela de beneficiários de uma seguradora, um arquivo de inadimplentes de determinada instituição financeira ou o controle de empréstimos de grandes bancos. Por isto, é utilizado em empresas de grande porte em MAINFRAME.É uma linguagem simples de aprender. Os comandos são semelhantes à palavra básica da língua inglesa e é uma linguagem em que não são criadas versões novas, fazendo com que os programadores não necessitem de atualizações periodicamente o que lhe custaria tempo o dinheiro. Empregabilidade: Muito mais importante do que arrumar um bom emprego é ter facilidade de se empregar. COBOL MAINFRAME e muito procurado no mercado mundial.

História do Cobol:

No ano de 1959,tomaram a decisão de criar uma linguagem para dados comerciais, em uma reunião no Pentágono em Washington, DC.Quem participava da reuniao eram representantes na area de computacao de insustrias privadas e governo.O que eles queriam era criar uma linguagem de computacao geral,direcionada para dados o comerciais, Como resultado uma comissão foi nomeada com o nome de CODASYL (Conference On Data System Languages).

No ano de 1960,foi publicada a gramatica,chamada de COBOL-60,esta linguagem teve varios erros e foi revisada em 1961. O COBOL-60 foi publicado.

O Trabalho continuou e a comissao estava concentrada em seguir todos os passos os passos originados no Relatório COBOL-61. Isto levou a uma versão ampliada do COBOL,o COBOL-60 teve sua Versão Estendida", que foi publicada em 1962.Isso significa que numeros de novos elementos foi adicionada ao relatorio anterior e um novo relatorio foi publicada no fim do ano de 1965. Ele continha praticamente todos os elementos de "Versão 4 Estendida", porém numa forma totalmente revisada, projetados principalmente por causa do uso das memórias de acesso aleatório (RAM). Embora o COBOL tenha sido desenvolvido e mantido pela CODASYL, ele foi estabelecido como uma Linguagem Padrão pelo Instituto Americano de Padrões Nacionais (ANSI). Os fornecedores dos compiladores COBOL ,se baseavam no COBOL Padrão Nacional Americano. Um padrão inicial, noticiado em 1968, foi revisado em 1974 e novamente na metade dos anos 80.

Criadores:

Grace Brewster Murray Hopper, ela foi a grande mentora intelectual na criação da linguagem COBOL.

Nos Estados Unidos ela é conhecida como: “Grand Lady of  Software”

Caracteristicas:

  • Excelente Capacidade de auto documentação;
  • Métodos práticos para o gerenciamento de arquivos e vários tipos de dados.
  • Não define variáveis locais de funções recursivas
  • Saída com um formato compreensível ao usuário

Vantagens:

É uma linguagem escrita de forma natural .

E uma das últimas linguagens de terceira geração.

O COBOL torna-se muito útil para trabalhos de grande processamento de dados

Ele não tem uma estrutura de blocos e consequentemente não tem nenhuma maneira de esconder variáveis.

Há mais liberdade na escrita do programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com