TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS RISCOS OPERACIONAIS NA LOGÍSTICA DE APLICAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE PROCESSOS SELETIVOS POR UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO

Por:   •  17/8/2016  •  Seminário  •  5.564 Palavras (23 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 23

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS RISCOS OPERACIONAIS NA LOGÍSTICA DE APLICAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE PROCESSOS SELETIVOS POR UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO

RESUMO

A prática demonstra que a aplicação de provas de processos seletivos nacionais envolve muitos riscos. A identificação e análise desses riscos são complexas.  Este artigo estabelece uma estrutura hierárquica para os riscos, baseando no conhecimento de especialistas e na avaliação do ambiente organizacional. Utiliza-se o modelo multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) para identificar e quantificar os riscos operacionais envolvidos no processo de logística de aplicação objetivando auxiliar aos gestores na tomada de decisão.

Palavras-Chaves: Análise Multicritério, AHP, Tomada de Decisão, Risco Operacional, Logística de Aplicação de Provas.

ABSTRACT

Practice shows that the application of evidence of national selection process involves many risks. The identification and analysis of these risks are complex. This article establishes a hierarchical structure of risks, based on expert knowledge and assessment of the organizational environment. We use the multicriteria model AHP (Analytic Hierarchy Process) to identify and quantify operational risks involved in logistics application aimed to assist managers in decision making.

Key Words: Multicriteria Analysis, AHP, Decision Making, Operational Risk, Logistics Application Testing

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Almeida (2010) “O cenário de incertezas e múltiplas possibilidades, atualmente, pode ser considerado a principal característica dos problemas de tomada de decisão. A exposição às incertezas e ao risco é um dos maiores desafios à sobrevivência das organizações. Desta forma, gerenciar adequadamente riscos e condições de incerteza a que ela é exposta significa possibilitar que a organização tenha um futuro bem-sucedido. Consequentemente, para que se possa definir um modelo adequado para o gerenciamento do risco, faz-se necessário, definir quais são os riscos existentes. Torna-se importante fazer uma avaliação do grau de incerteza existente no processo organizacional, ou seja, procurar uma estimativa do risco envolvido. Para o gerenciamento adequado dos riscos empresariais, faz-se necessário identificar quais são os riscos de maior potencialidade lesiva no contexto das organizações”.

Nesse trabalho busca-se identificar e avaliar o grau de impacto dos riscos operacionais envolvidos no processo de logística de aplicação de provas de uma instituição pública sem fins lucrativos, cujas atividades estão voltadas à criação, à realização, à manutenção e ao desenvolvimento das atividades de ensino (transmissão de conhecimentos), de pesquisa (produção de novos conhecimentos) e de extensão (prestação de serviços à comunidade).

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO NEGÓCIO, IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

O objetivo dessa pesquisa é identificar, analisar e quantificar os riscos operacionais envolvidos na logística de aplicação de avaliações por uma Instituição Pública em processos seletivos nacionais.

Inicialmente foram identificados todos os processos que envolvem  o serviço relacionado à aplicação de avaliações pela Instituição, conforme Quadro 01.

QUADRO 1 – Lista de processos envolvidos na seleção de Candidatos

Lista de Processos Envolvidos na Seleção de Candidatos

        - Logística de Elaboração;

        - Logística de Impressão;

        - Logística de Envelopamento;

        - Logística de Distribuição;

        - Logística de Aplicação;

        - Logística de Retorno;

        - Logística de Correção;

        - Logística de Resultado;

- Logística de Homologação

Fonte: Adaptado da documentação da Instituição (2013)

Todas as rotinas que englobam cada atividade necessária para a conclusão do processo foram conhecidas, desde a solicitação para realização do evento até a conclusão da aplicação da avaliação.

Nessa pesquisa realizou-se a análise multicritério apenas do Processo de Logística de Aplicação, que envolve as atividades listadas no Quadro 2.

QUADRO 2 – Fluxo do processo de Logística de Aplicação

Fluxo do processo de aplicação de processos seletivos – Logística de Aplicação

  1. Preenchimento da inscrição conforme edital
  2. Geração do boleto
  3. Pagamento do boleto
  4. Sistema bancário informa o crédito
  5. Retirar o não pagante da base de inscrições
  6. Validar a base de inscritos
  7. Tratar os atendimentos especiais
  8. Dimensionar e contratar locais de aplicação conforme edital
  9. Dimensionar e contratar aplicadores conforme edital
  10. Treinar aplicadores
  11. Validar parentesco dos aplicadores com os avaliados
  12. Deslocamento ate o local de aplicação
  13. Sinalizar local de aplicação
  14. Distribuir aplicadores nas salas
  15. Organizar local para o avaliado
  16. Realizar a avaliação
  17. Retorno do material para correção.

Fonte: Adaptado da documentação da Instituição (2013)

  1. RISCOS E GESTÃO DE RISCOS: CONCEITOS 

A gestão de risco, praticamente, se aplica a todas as atividades humanas, incluindo: engenharia, finanças, tecnologia da informação, processos de negócios entre outras atividades. O risco está associado a um evento ou a conjunto de eventos que podem ocorrer de forma incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre um objetivo definido, afetando o tempo, o custo, o escopo ou a qualidade do objetivo final. Para evitar ou mitigar os riscos deve-se adotar as melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologias nas diversas áreas de aplicação, permitindo uma melhor gestão dos limites de riscos aceitáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (531.2 Kb)   docx (232.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com