TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agronegócio, assim como em outras organizações, há riscos inerentes como os riscos operacionais

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO DE DERIVATIVOS

No agronegócio, assim como em outras organizações, há riscos inerentes como os riscos operacionais, financeiro, de crédito, legal, de produção, de mercado, de preço, dentre outros. Os produtores rurais, a fim de se protegerem da oscilação de preços (risco de preço), podem recorrer ao mercado derivativo para impedir o preço de venda dos seus produtos e garantir que venderão sua produção a preço suficiente para cobrir seus custos e ainda remunerar o capital. Há inúmeras vantagens no emprego dos derivativos como forma de proteção ao risco de preço.

  1. . Diagnóstico do problema apresentado

A empresa FRIMPORT é uma importadora no ramo frigorífico e tem como principais fornecedores as empresas agropecuárias sediadas nos Estados Unidos.

Tendo em vista que a empresa FRIMPORT recebe mercadoria de fornecedores fora do país de origem, a mesma, está sujeita a risco no preço concernente a sua mercadoria devido à alta do dólar. Com um cenário político brasileiro conturbado no ano de 2016 e com a saída de recurso financeiro do país, os investidores estão preocupados com o futuro do governo. Sabemos que quanto  menor é a oferta de dólar, o preço tende a subir.

Após a vitória de Donald Trump o dólar comercial teve alta de 4, 73%, isso implicará drasticamente no aumento dos preços, fazendo com que a FRIMPORT se preocupe em proteger o risco financeiro pelos impactos negativos sobre a lucratividade da empresa, como também pela oscilação do preço de suas mercadoria.

A preocupação dos produtores rurais com os riscos inerentes aos aspectos financeiros pode se resolver recorrendo ao mercado derivativo, que nada mais é do que buscar proteção para as variações dos preços, garantindo que os produtos vendidos atinjam preços suficientes para cobrir os custos e pagar o principal, por meio de "contratos a termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de swaps", entre outros.

Mas qual seriam as possíveis soluções para resolver esse problema?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com