TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação das TICs nas Disciplinas do nível básico, nível médio e 1o & 2o”

Por:   •  4/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.483 Palavras (18 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 18

Índice

TEMA:        2

PERGUNTA DE PARTIDA:        2

PROBLEMA:        3

HIPÓTESES:        3

2. OBJETIVOS:        3

3. JUSTIFICATIVA:        3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:        4

4.  AS TIC´S NO AMBIENTE ESCOLAR        4

5.  A INSERÇÃO DA MULTIMÍDIA NA SALA DE AULA.        6

6.  A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM AS TIC´S.        6

7. O MÉTODO DE PROJETOS E AS NOVAS TECNOLOGIAS        8

8.  METODOLOGIA:        8

ANEXO:        11

11. Considerações finais.        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


TEMA:

            “Implementação das TICs nas Disciplinas do nível básico, nível médio e 1o & 2o

 PERGUNTA DE PARTIDA:

“Como o uso das TICs ira melhorar na aprendizagem dos alunos?”.

        

INTRODUÇÃO:

As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controlo e a gestão técnica, principalmente no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno. Posteriormente, as TICs começaram a adestrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais. Com certa frequência, como aula de informática, ou, numa perspectiva mais inovadora, como projectos extra classe desenvolvidos com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por professores encarregados da coordenação e facilitação no laboratório de informática.

Tais atividades levaram à compreensão de que o uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC nas escolas, principalmente com o acesso à Internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação, permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais institucionais tradicionais, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior. Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, proporcionando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e com outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos.

Através desse projecto pretendemos fazer uma pequena reflexão sobre a importância das tecnologias de informação comunicação no ambiente escolar para os alunos do nível básico, nível médio e os estudantes do 1o & 2o grão para a melhoria da qualidade do ensino -aprendizagem.

PROBLEMA:

            Averiguar se o uso das TICs contribui de forma significativa para a aprendizagem dos alunos com metodologia de projetos. Caso não o resultado seja negativo, verificar que ações são necessárias para proporcionar na contribuição da aprendizagem dos alunos?

HIPÓTESES:

            A formação do professor quanto o uso da TIC, principalmente no manuseio desses equipamentos e seus periféricos.

O pleno desenvolvimento da tecnologia, adaptado a diversos recursos pedagógicos que viabilizem maior desenvolvimento na aprendizagem dos alunos.

            A integração aluno/professor, aluno/aluno, aluno/TICs possibilita o avanço na aprendizagem da criança no seu pleno desenvolvimento nas séries iniciais do ensino fundamental.

2. OBJETIVOS:

2.1 – OBJETIVO GERAL:

            Investigar se a metodologia utilizada pelos professores em relação ao uso das TICs está contribuindo para a aprendizagem dos alunos em especial quando utilizados nos projetos de aprendizagem.

2.2 – OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Pesquisar como TiCs podem auxiliar na aprendizagem do aluno quando utilizadas nos projetos de aprendizagem;
  • Averiguar como estão sendo utilizadas as TICs na escola;
  • Sugerir alternativas de metodologias para que as TIC auxiliem na aprendizagem dos alunos.

3. JUSTIFICATIVA:

            As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controlo e a gestão técnica, principalmente no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno. Posteriormente, as TICs começaram a ser introduzidas no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais. Com certa frequência, como aulas na sala da TV escola, como aula de informática, ou, numa perspectiva mais inovadora, como projectos extra classe desenvolvida com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por professores encarregados da coordenação e facilitação dos mesmos.  

  Diante disso, surge o interesse de fazer uma pesquisa sobre o uso das TICs e a sua contribuição nos projetos de aprendizagem, uma vez que estão ingressando de forma mais sistemática no sistema escolar, requerendo um aprofundamento a respeito das especificidades dessas novas tecnologias, proporcionando uma interessante visualização dos recursos, equipamentos e serviços tecnológicos, que vise uma prática pedagógica com maior desenvolvimento no uso dessas ferramentas contribuindo para metodologia diária do professor em especial a metodologia de projeto.  

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

4.  AS TIC´S NO AMBIENTE ESCOLAR

Estamos presenciando a popularização das TICs, que se tornam, cada vez mais, parte das pessoas, seja no trabalho ou como forma de interacção das pessoas com o mundo em que estamos inseridos, difundindo conhecimentos e culturas. O uso das Mídias digitas nas aulas para os alunos do nível básico e médio ira se tornar muito importante para a melhoria do ambiente escolar. Mas essa melhoria só se tornara significativa a partir do momento que o professor toma consciência que para ser eficiente ele deve conhecer e ter um conhecimento básico da tecnologia que irá utilizar para não correr o risco de se perder perante indivíduos que dominam esse tipo de equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (374.7 Kb)   docx (82.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com